Quarta, 04 Agosto 2021

Falha na captação afeta abastecimento de água em Americana

AmericanaFalha

Falha na captação afeta abastecimento de água em Americana

O DAE reforçou em nota que o novo sistema de captação ainda está em fase de teste, e que a manutenção dele é terceirizada e de responsabilidade da empresa ABB 

A falha, segundo a autarquia, está sendo investigada para que seja detectado o motivo ( Foto: Arquivo/ Todo Dia)

Uma falha ocorrida no sistema inteligente de operação da nova captação de água bruta do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, no Rio Piracicaba, prejudicou a retirada de água e o abastecimento do município em algumas áreas nesta quarta-feira (16). A pane ocorreu no início da madrugada e foi reparada no final da tarde.

Conforme informações da autarquia, na manhã desta quarta-feira, a unidade nova (colocada em operação em março deste ano) foi desligada e a unidade antiga entrou em operação.

Essa possibilidade de alternar a captação era, inclusive, um dos benefícios da obra citados pelo ex-prefeito Omar Najar (MDB) quando anunciou a implantação.

De acordo com o DAE, por conta do tempo parado e da troca da captação, foi registrada redução no volume de água captada, o que refletiu no abastecimento de algumas regiões. A autarquia não divulgou quantos bairros ou moradores foram afetados.

No final da tarde, com o retorno do funcionamento da nova captação, o novo sistema voltou a operar e o abastecimento foi normalizado.

O DAE reforçou em nota que o novo sistema de captação ainda está em fase de teste, e que a manutenção dele é terceirizada e de responsabilidade da empresa ABB.

A falha, segundo a autarquia, está sendo investigada para que seja detectado o motivo.

CONTRATO

Conforme mostrou o TODODIA há duas semanas, o DAE prorrogou mais uma vez o contrato com a empresa Artec para a obra da nova captação de água bruta no Rio Piracicaba.

Os equipamentos já estão em uso e a autarquia já está captando mais água, mas ainda faltam trâmites burocráticos a serem finalizados e, por isso, segundo o DAE, foi necessária a renovação do contrato por mais três meses.

Na ocasião dessa nova renovação do contrato firmado inicialmente em 2017, o DAE disse que a prorrogação se tratava de "uma renovação de prazo para que a Caixa possa fazer a medição final e autorizar a entrega da obra, conforme as regras do PAC" e que "a captação segue em fase final de testes".

Desde abril, de acordo com informações do DAE, mesmo com a estrutura ainda em fase de testes e avaliações, a quantidade de água captada no rio foi elevada em 150 litros por segundo, ou seja, subiu de 1.050 para 1.200 litros por segundo. Com o novo sistema, a cidade tem autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado para captar até 1.300 litros por segundo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 05 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/