Patrulhamento preventivo, ampliado há uma semana, já resulta em prisões
Além da base móvel localizada na Praça Comendador Müller, a corporação informou que foram ampliados os locais de patrulhamento, como Calçadão central, Terminal Urbano, travessia da linha férrea, Mercado Municipal, Viaduto Ministro Ralph Biasi e Estação Cultura.
Em uma semana, as ações culminaram com a prisão de um procurado pela Justiça, na Rua Carioba; dois presos por furto na Rua Saturnino de Brito; uma motocicleta produto de furto localizada na Avenida Bandeirantes; e uma pessoa detida por tentativa de furto de cabos elétricos na Rua Anhanguera.
“Os furtos de cabos elétricos e metais de prédios públicos e residências estão diretamente ligados ao tráfico de drogas, pois esses pequenos delitos acabam sendo o caminho mais fácil para o usuário de drogas subsidiar o seu vício”, explicou o diretor comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.
O sistema de videomonitoramento da Gama, conhecido como “Muralha Digital”, tem contribuído na solução de vários crimes e deverá ser ampliado em breve, diz ainda a corporação.
Houve um aumento significativo no número de veículos com queixa de furto, roubo e clonagem recuperados através das imagens geradas pelas câmeras inteligentes que monitoram a cidade em pontos estratégicos.
No final de janeiro, uma quadrilha especializada em furtos a comércios foi presa em Campinas, após efetuar um furto em uma ótica de Americana e serem identificados pelo setor de inteligência e videomonitoramento da Gama.
A Guarda informou ainda que vem sendo realizado o monitoramento de pessoas em situação de rua que transitam pela área central e às margens da linha férrea, orientando-as para que procurem os abrigos mantidos por entidades parceiras da prefeitura.