Os novos radares instalados em Americana começaram a operar nesta segunda-feira (17). Ao todo, 15 novos endereços passam a contar com fiscalização, que inclui o controle de velocidade e o monitoramento de avanço de sinal vermelho, enquanto nove pontos deixaram de ser monitorados.
O anúncio foi feito no dia 4 de dezembro, e os aparelhos começaram a ser instalados ainda no ano passado. Nas últimas semanas, passaram pelos procedimentos de aferição e homologação.
“Os pontos foram escolhidos com base em estudos técnicos, priorizando locais com maior fluxo e risco de acidentes. Esta medida é essencial para incentivar o respeito às leis de trânsito e proteger motoristas, ciclistas e pedestres. Contamos com a colaboração de todos para um trânsito mais seguro e humanizado”, destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

Os radares da Avenida Unitika, Rua Guilherme Schimidt, Avenida Raphael Vitta, Estrada Ivo Macris (Sobrado Velho) e da Avenida da Saúde no cruzamento com a Rua Orlando Dei Santi foram realocados para os seguintes locais: Avenida de Cillo nº 1.155 (sentido bairro/centro), Avenida Giaconda Cibin (bairro/centro), Avenida São Jerônimo no cruzamento com a Avenida Europa, Avenida Abdo Najar (centro/bairro) e Avenida Antônio Pinto Duarte (rodoviária).
Já os novos aparelhos de fiscalização foram instalados nos seguintes locais: no semáforo do cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde (centro/bairro); no semáforo do cruzamento da Avenida Europa com a Rua Florindo Cibin; no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Bruno Nardini com a Rua Igaratá; na Avenida Campos Sales (bairro/centro), próximo ao nº 508; na Estrada Ivo Macris (dois sentidos), próximo ao Casarão; na Avenida São Jerônimo, próximo ao nº 2.473 (centro/bairro); e na Avenida Nove de Julho (dois sentidos), próximo ao Lar São Vicente de Paulo.
Novos pontos de fiscalização:
- Avenida de Cillo, nº 1.155 – bairro/centro (controle de velocidade – 50 km/h)
- Avenida Giaconda Cibin – bairro/centro (controle de velocidade – 50 km/h e avanço de caminhões acima de três eixos)
- Avenida Europa x Avenida São Jerônimo – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
- Avenida Abdo Najar – centro/bairro (controle de velocidade – 50 km/h)
- Avenida Antônio Pinto Duarte x Avenida da Saúde – centro/bairro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
- Avenida Antônio Pinto Duarte (rodoviária) – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h)
- Avenida Europa (Tiro de Guerra) – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
- Avenida Monsenhor Bruno Nardini x Rua Igaratá – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
- Avenida Campos Sales, nº 508 – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h)
- Estrada Ivo Macris – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
- Avenida São Jerônimo, nº 2.473 – centro/bairro (controle de velocidade – 60 km/h)
- Avenida Nove de Julho, nº 742 – dois sentidos (controle de velocidade – 50 km/h)
Equipamentos retirados:
- Avenida Unitika – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
- Rua Guilherme Schimidt – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
- Avenida Raphael Vitta – dois sentidos (controle de velocidade – 50 km/h)
- Estrada Ivo Macris, nº 1.080 – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
- Avenida da Saúde x Rua Orlando Dei Santi – (controle de velocidade – 50 km/h e avanço de sinal vermelho)