sábado, 9 agosto 2025

UBS do Ipiranga é reinaugurada em Americana

Com isso, pacientes não precisarão mais se deslocar até a unidade do Jardim São Paulo 

A unidade conta com uma equipe completa para atendimento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)

A Prefeitura de Americana reinaugurou ontem (30) a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ipiranga “Dr. Carlos Chagas”, que estava fechada para reforma desde junho do ano passado. O local estava condenado pelo excesso de rachaduras e falta de manutenção. Desde então, pacientes da região tiveram de se deslocar para atendimento na UBS do Jardim São Paulo.A obra teve investimento viabilizado por meio de emenda do ex-deputado estadual, hoje secretário-chefe da Casa Civil, Cauê Macris (PSDB), no valor de R$ 200 mil. A reforma atende solicitação do vereador tucano Lucas Leoncini.

A unidade conta com uma equipe composta por dois médicos clínicos, um ginecologista, um pediatra, um dentista, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, dois recepcionistas, um agente de saúde, um auxiliar de odontologia e um servente hospitalar.

A UBS do Ipiranga realiza mensalmente, em média, 580 consultas e 850 procedimentos básicos em saúde, como curativos, aplicações de vacinas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de papanicolau e outros exames laboratoriais, além de procedimentos odontológicos.

O prefeito Chico Sardelli (PV) afirmou “fazer o que é necessário”. “Estou muito feliz de poder estar aqui, começando a transformar pontos importantes da Administração, como esse, por exemplo, da UBS do Jardim Ipiranga. Tudo aquilo que nós fazemos para a Saúde é muito pouco ainda perto do que a Saúde exige da nossa Administração. Nós não estamos inventando a roda, estamos fazendo aquilo que é necessário, aquilo que a cidade precisa, que a população anseia: que é ter saúde”, disse.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) afirmou “compromisso de unir esforços em favor da comunidade”. “E a entrega desse postinho é mais um resultado desse caminho do bem, da unidade”, destacou.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, falou em descentralização. “Estamos trabalhando para descentralizar e para devolver o que é de direito do nosso munícipe. Estamos entregando a unidade básica do Ipiranga, para que as pessoas no entorno se vinculem a ela”.

O valor das obras soma R$ 182,1 mil e a construtora responsável pela execução foi a Edificações Eireli-EPP, vencedora do processo licitatório.A reforma consistiu no reforço da fundação, conserto de trincas, revisão de telhado, substituição de esquadrias, substituição de parte do piso e pintura geral, interna e externa. De acordo com o contrato, o prazo para a conclusão dos trabalhos era de 120 dias, mas houve atraso.

Em outubro de 2019 o prédio da unidade começou a apresentar rachaduras e, após avaliação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a Secretaria de Saúde optou por suspender o atendimento no local, visando à integridade física dos usuários e funcionários, já que as fissuras representavam um comprometimento estrutural. 

O atendimento à população do bairro vem sendo realizado desde então na UBS do bairro Jardim São Paulo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também