domingo, 28 abril 2024

ANATEL antecipa liberação de sinal 5G nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa

Em Americana, vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou, no ano passado, a lei sancionada que dispõe sobre os procedimentos necessários para a implantação da tecnologia

Por Nayara Lourenço

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) antecipou a liberação do sinal 5G nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. Em Americana, o projeto de lei que regulamenta a legislação municipal para implantação da tecnologia é de autoria da vereadora Nathalia Camargo, protocolado em fevereiro de 2022 e sancionado em dezembro.

“Nós trouxemos esse projeto do 5G para Americana justamente para adequar a legislação, para trazer essa nova tecnologia e fazer com que Americana tenha um desenvolvimento ainda maior e melhor. A tecnologia do 5G vai auxiliar tanto na questão da segurança pública […], mas também no desenvolvimento dentro das escolas e esferas do setor público, é isso que estamos buscando, um desenvolvimento para o nosso município”, afirma a vereadora.

A liberação estava prevista para junho, em Americana. Em Santa Bárbara d’Oeste, seria em junho de 2024, e em Nova Odessa, janeiro de 2026. A autorização antecipada foi concedida após reunião do GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), realizada no dia 27 de março.

“Nós também buscamos trazer a tecnologia adequada junto à ANATEL, para que esse projeto saia do papel e não fique engavetado, então fizemos o projeto adequado ao que a ANATEL estava expondo, ao que o Governo do Estado estava expondo, e também trazer uma emenda do governo para que a gente consiga aplicar essa tecnologia”, completa Nathália Camargo.

No entanto, segundo a ANATEL, a instalação do sinal 5G nas cidades depende do planejamento das operadoras. Além disso, todos os municípios precisam se adequar às legislações corretas para a habilitação da nova tecnologia.

A Rede TODODIA tentou entrar em contato com as operadoras mais conhecidas, mas até o momento da publicação dessa reportagem não obteve retorno.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também