A emissão de resultados de exames, o agendamento de consultas e outros atendimentos foram prejudicados ontem pela falta de energia no prédio da Secretaria de Saúde, no bairro Colina, em Americana.
De acordo com a prefeitura, o imóvel está sem luz elétrica, telefone e Internet desde sábado e não há previsão de retorno às atividades normais.
A CPFL Energia afirmou que o serviço funciona normalmente na região da Secretaria e que “o caso se trata de problema interno, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde”.
A falta de energia teria ocorrido por volta das 13h30 de sábado, após uma sobrecarga em um transformador. A CPFL restabeleceu o fornecimento. Porém, horas depois a energia foi interrompida novamente, segundo a Administração.
Os atendimentos foram suspensos ontem, como a emissão de guias, o fornecimento de medicamentos de ordem judicial, agendamento de transporte, atendimento do serviço de ouvidoria e encaminhamentos pelo setor de regulação.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também foram prejudicadas e quem procurou os locais não conseguiu verificar o resultado dos exames, agendar consultas e emitir o Cartão SUS. Outros procedimentos, como aplicação de vacinas, curativos, consultas e exames foram realizados normalmente.
A Prefeitura não divulgou o total de pessoas afetadas pelo “apagão” e está investigando o caso.