A três dias do fim do prazo para o cadastro biométrico, eleitores enfrentaram filas ontem no Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d’Oeste – uma das poucas cidades da região onde o procedimento é obrigatório. O período determinado pela Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira (19) e não deverá ser prorrogado.
Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), cerca de 25% do eleitorado barbarense ainda não fez o cadastramento das impressões digitais. Isso equivale a cerca 36 mil pessoas.
O eleitor da cidade que não fizer a biometria pode ter o Título de Eleitor cancelado. Além de não votar, o cidadão sem inscrição eleitoral fica impedido de se matricular em instituições de ensino, emitir passaporte ou carteira de identidade e assumir cargo público. Funcionários públicos em exercício, com o título cancelado, ficam impedidos de receber o salário até se regularizar.
Para fazer o cadastramento, é necessário apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e Título de Eleitor, se tiver. O Cartório fica na Rua Tupis, 1.146, Jardim São Francisco. O prazo até o dia 19 vale para moradores de Santa Bárbara já cadastrados no município.
Para transferências – eleitores inscritos em outras cidades, mas com residência em Santa Bárbara – a biometria pode ser feita até o final do prazo para transferir o título, no dia 6 de maio de 2020.
Por Walter Duarte