Domingo, 17 Outubro 2021

Butantan pede para vacinar crianças

CidadesCovid-19

Butantan pede para vacinar crianças

A instituição paulista quer incluir crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na bula da vacina 

Doses de vacina CoronaVac contra a Covid-19 (Foto: Johnny Braga/Agência Saúde DF)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou ontem ter recebido um pedido de autorização do Instituto Butantan, em São Paulo, para ampliar a faixa etária de aplicação da vacina CoronaVac. A instituição paulista quer incluir crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na bula da vacina, o que possibilitaria a utilização do imunizante neste público.

A CoronaVac recebeu autorização da Anvisa para uso emergencial no Brasil em 17 de janeiro.

A liberação, no entanto, só é válida para maiores de 18 anos.

A única vacina aprovada no país para aplicação em menores é a da Pfizer, cujo uso é autorizado também para adolescentes a partir de 12 anos.

Para pedir a ampliação da faixa etária, o Butantan precisou apresentar à Anvisa os resultados de estudos feitos no Brasil ou no exterior para demonstrar a relação de segurança e eficácia da vacina nos mais jovens.

Agora, a agência analisará os dados para decidir se concede ou não a autorização.

No último dia 11, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que foram enviados à Anvisa os dados de um estudo feito na China que, segundo ele, mostrou que a CoronaVac é segura e capaz de induzir resposta imune em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

"O estudo de segurança em crianças a partir dos 3 anos já está em posse da Anvisa. Esperamos que seja incorporada essa utilização na autorização de uso emergencial [da CoronaVac] sem a necessidade de estudos adicionais feitos aqui no Brasil", disse Covas na ocasião.

A Anvisa ainda não se posicionou sobre o pedido. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/