quarta-feira, 29 outubro 2025
LEGISLATIVO BARBARENSE

Câmara de Santa Bárbara aprova projetos voltados à inclusão e ao cuidado com idosos

Sessão ordinária teve posse de suplente e destaque para proposta sobre “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”
Por
Felipe Gomes

A Câmara Municipal de Santa Bárbara aprovou nesta terça-feira (28), dois projetos de lei durante a sessão ordinária que foi marcada por debates sobre inclusão, saúde mental e o impacto do decreto federal que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. 

Projetos tratam de inclusão
Entre as propostas analisadas, estão o projeto de lei de autoria do vereador Alex Dantas (PL), que institui no município a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”, voltada à conscientização e ao combate ao abandono de idosos no município. 

“Temos visto uma sociedade em que os idosos são abandonados e esquecidos. Sabemos que, se hoje estamos aqui, é porque eles trilharam nossos caminhos, nos educaram, lutaram, trabalharam e pagaram seus impostos para que pudéssemos estar aqui. Nós, enquanto Câmara Municipal, também temos a obrigação de trazer essa realidade para o debate no município”, afirmou Dantas.

Também foi discutido o projeto, apresentado pelo vereador Lucio Donizete (Agir), que propõe a criação da “Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, com foco em ações educativas, debates e campanhas sobre o tema. 

Durante a sessão, o vereador suplente Jeová Depósito Migração tomou posse, assumindo temporariamente o cargo no lugar do parlamentar Isac Motorista, afastado em razão de uma cirurgia.

Sessão ordinária teve posse de suplente e destaque para proposta sobre “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”. Foto: Divulgação

Moção pede diálogo
Os parlamentares aprovaram também uma moção de apelo, apresentada pelo vereador Juca Bortolucci (MDB), ao presidente no Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União), solicitando diálogo com deputados e senadores sobre o decreto federal, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. O documento expressa preocupação com os possíveis impactos da medida no funcionamento das APAEs e demais instituições de educação especial apontando risco de retrocesso no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Parlamentares aprovam 14 moções
A Câmara também aprovou quatorze moções de aplauso e reconhecimento a educadores, líderes religiosos, artistas e representantes da comunidade. Entre as homenagens, destacaram-se as propostas da vereadora Esther Moraes (PV) a professores do SESI e autores locais, e do vereador Alex Dantas, que prestou tributo a pastores de diferentes bairros.

Houve ainda moções apresentadas por Gustavo Bagnoli (PL), cobrando a retomada da entrega postal no bairro Aranha Oliveira, Arnaldo Alves (PRD), que homenageou a cantora mirim Heloísa Barros Oliveira, Tikinho TK (DC), que reconheceu Jesus Valentim Sanches Maioral (Ge da Farmácia), e Isac Sorrillo (Republicanos), em homenagem aos organizadores de festas comunitárias infantis.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também