quinta-feira, 3 abril 2025
COMBATE AO CÂNCER

Campanha “Salvar mais vidas” da UNACCAM busca recursos para exames essenciais

O objetivo mobilizar a sociedade para garantir que mais mulheres tenham acesso a exames fundamentais
Por
Andressa Oliveira
Foto: Reprodução

A ONG (Organização não governamental) – UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), iniciou a campanha ‘Salvar Mais Vidas’, que busca arrecadar recursos para custear exames essenciais, como mamografia e biópsia. A iniciativa visa combater as dificuldades enfrentadas por mulheres que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar diagnósticos precoces do câncer de mama.

Segundo Clarísia Ramos, presidente da UNACCAM, o diagnóstico precoce pode ser decisivo para salvar vidas. “Quando falamos em salvar mais vidas, queremos levar informação de qualidade e contar com a ajuda da população. Com doações, por menores que sejam, podemos oferecer mais mamografias para diagnósticos precoces”, afirmou Clarísia.

A mastologista e vice-presidente da UNACCAM, Dra Rita Dardes, destacou a importância da prevenção. “A mamografia é capaz de detectar câncer em estágio inicial, antes de ser palpável, aumentando as chances de sobrevida. Quando realizada anualmente, a partir dos 40 anos, pode reduzir a mortalidade em até 30%”, detalhou a doutora.

Além das dificuldades de acesso, Clarísia Ramos também alertou sobre a urgência em agilizar diagnósticos. “Muitas mulheres enfrentam filas de espera de até sete meses no SUS. Queremos garantir que biópsias sejam feitas em, no máximo, 15 dias para aumentar as chances de cura”, disse a presidente.

A oncologista Renata Arakelian reforçou os avanços no tratamento do câncer de mama e a importância de intervenções precoces. “Hoje, com técnicas cirúrgicas mais conservadoras e tratamentos preventivos, é possível reduzir o risco de recorrência do tumor e oferecer uma qualidade de vida muito melhor aos pacientes’, pontuou a oncologista.

A campanha ‘Salvar Mais Vidas’ tem como objetivo mobilizar a sociedade para garantir que mais mulheres tenham acesso a exames fundamentais.

Para contribuir com a vaquinha, basta acessar o site unaccam.org.br, redes sociais: @unacam ou entrar em contato pelo e-mail comunicacao@unaccam.org.br.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também