Sexta, 17 Setembro 2021

Rede Mário Gatti terá cota para negros em concursos em Campinas

CampinasMercado de Trabalho

Rede Mário Gatti terá cota para negros em concursos em Campinas

Os candidatos classificados, que tiverem se autodeclarado negros, serão avaliados pessoalmente e por fenótipo por uma comissão de servidores públicos composta por três pessoas 

20% dos cargos, empregos ou funções ofertados são para negros a afrodescendentes (Foto: Reprodução/ EPTV)
Uma resolução da Prefeitura de Campinas publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (21) regulamenta uma reserva de 20% dos cargos, empregos ou funções ofertados em concursos públicos e em processos seletivos da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar para negros e afrodescendentes.

A resolução tem validade até 10 de dezembro de 2029, término do prazo de vigência da lei complementar de 2019, que definiu as regras de reserva para concursos da Administração Direta.

A publicação estabelece que a reserva de 20% dos cargos será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas for igual ou superior a três.

Conforme a resolução, poderão concorrer às vagas aqueles que se autodeclararem negros ou pardos, no ato da inscrição no concurso público, conforme a definição de cor ou raça utilizada pela Fundação IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A resolução estabelece que os candidatos classificados, que tiverem se autodeclarado negros, serão avaliados pessoalmente e por fenótipo por uma comissão de servidores públicos composta por três pessoas, sendo ao menos uma delas negra ou parda.

O candidato cujo enquadramento na condição de negro for indeferido poderá interpor recurso, em prazo e forma a serem definidos pela Comissão. Comprovando-se falsa a declaração, o candidato será eliminado e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua nomeação.

O sistema de cotas foi estabelecido em lei municipal de dezembro de 2019, válida para as contratações da administração direta. Criada em 2018, a Rede Mário Gatti ainda não realizou concursos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/