
A carreta do Museu Catavento passa por Limeira e Santa Bárbara d’Oeste durante o mês de férias escolares com a carreta itinerante do projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, ação que integra o programa CultSP na Estrada.
Em Limeira, a visitação acontece entre os dias 23 e 29 de janeiro, na Rua Dr. José Botelho Veloso, no Jardim Santa Cecília. Já em Santa Bárbara d’Oeste, a carreta estará no Centro de Memórias entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
O passeio é gratuito. A carreta pode receber até 20 pessoas por sessão, com duração média de 25 a 30 minutos. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, sendo que o último grupo inicia a visita às 17h.
Ciência sobre rodas
Com 20 metros de comprimento e área interna expansível para até 60 m², o veículo reúne nove experimentos interativos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. A estrutura leva ao interior e ao litoral do Estado pontos-chave da exposição fixa do Museu Catavento, ampliando o acesso à ciência de forma divertida, educativa e participativa.
“Nós levamos alguns experimentos que mostram o conhecimento apresentado no museu, já que o Catavento é dividido em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Tentamos levar exemplos do nosso acervo e dos nossos experimentos para a carreta. É uma miniatura, um espaço bem menor, mas que oferece aprendizado, conhecimento e diversão, que é o nosso mote no Museu Catavento. Assim, os visitantes têm essa oportunidade”, conta Ana Lima, coordenadora de exposições e programação cultural.
Experiência do visitante
Durante as visitas, quatro educadores acompanham os grupos, atuando como mediadores das experiências científicas. A coordenadora reforça que o diferencial do Museu Catavento está no caráter educativo da iniciativa.
“Na carreta, também contamos com a nossa equipe de educadores, que está presente para apresentar os experimentos e, sempre que possível, esclarecer as dúvidas dos visitantes. À medida que o público toma conhecimento de um tema, surgem novas perguntas e curiosidades, e os nossos educadores estão ali justamente para estimular esse processo”, explica.
Entre os destaques estão o Gerador de Van de Graaf, que faz os cabelos ficarem em pé por meio da eletricidade estática; a bicicleta ergométrica geradora de energia; uma maquete tridimensional do núcleo da Terra; e uma instalação sonora que reproduz o canto de 30 espécies de aves brasileiras.
Acessibilidade e oficinas
O veículo conta com entrada acessível e pode funcionar em qualquer dia da semana, conforme a programação de cada cidade. Além das visitas internas, o público também poderá participar de oficinas educativas na área externa, desenvolvidas em parceria com espaços culturais locais, reforçando a missão do Catavento de democratizar o conhecimento científico.
“Hoje estamos com o que chamamos de oficina do Universo, que envolve pinturas e desenhos para contar a história dos planetas e diferenciar cada um deles. As oficinas mudam com o tempo, até porque o público também é diferente, embora os educadores sejam os mesmos. Assim, eles vão adquirindo conhecimento, praticando, se atualizando e desenvolvendo as atividades junto com os visitantes. Já tivemos oficinas de origami, de boneca bayomi e outras. Vamos sempre alterando conforme surgem novas oportunidades”, reforça Ana.
Cidades da região
Neste mês de férias, a carreta percorre as cidades de Araraquara, Descalvado, Brotas, Cordeirópolis e Limeira, encerrando a programação em Santa Bárbara d’Oeste, levando experiências científicas e atividades educativas para públicos de todas as idades.





