domingo, 5 maio 2024

Carro é atingido por trem em Sumaré

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento exato em que uma composição férrea atinge um veículo que parou sobre a passagem de nível após colidir com uma bicicleta que ultrapassou na contramão. 

O acidente ocorreu às 10h57 de domingo (19), na passagem de nível sobre a linha férrea, no Jardim Primavera, em Sumaré. 

Tudo aconteceu muito rápido, em um intervalo de 20 segundos. Um ciclista faz uma conversão proibida entre duas muretas de concreto bem na frente de um veículo. O ciclista caiu ao ser atingido pelo carro. 

O motorista do veículo fez então uma manobra para retirar o carro da passagem de nível, mas bateu em uma estrutura de concreto separando as duas pistas. 

Neste momento, uma composição férrea atingiu a traseira do carro, que rodopiou na pista. O carro foi arremessado do lado e a frente bateu na composição. 

Mesmo com os danos, o motorista conseguiu dar ré. Segundos depois a composição parou. No final, o motorista saiu do carro para socorrer o ciclista e curiosos começaram a se aglomerar. 

“O fato ocorreu por imprudência do ciclista, que fez a travessia do local na contramão, e do motorista, que tentou atravessar a passagem em nível devidamente sinalizada quando o trem se aproximava”, informou a concessionária Rumo, que administra a linha férrea. 

“O maquinista acionou os procedimentos de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição”, continuou sobre o fato do maquinista ter acionado a buzina e os freios. 

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a linha férrea é sempre preferencial. “É obrigatório que os veículos parem em uma distância segura e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima”, ressaltou a Rumo.  

A empresa informou que realiza uma série de campanhas educativas para alertar sobre os cuidados com a ferrovia. Segundo a empresa, o local é sinalizado. Nos dois lados há placas de “Pare” e também outra com a inscrição “Pare, Olhe e Escute”. 

A concessionária não informou o número de acidentes registrados na linha férrea neste ano. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que não localizou o boletim de ocorrência sobre o caso e a reportagem não conseguiu localizar os envolvidos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também