domingo, 19 maio 2024

Casos e mortes têm quedas expressivas

Nova queda de casos e mortes na região de Campinas aumenta a chance de avanço à fase verde na reavaliação do Estado prevista para sexta-feira (9), segundo estudo do Observatório da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) divulgado ontem.

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou, após a 40ª Semana Epidemiológica (27 de setembro a 3 de outubro), quedas expressivas no número de casos (-37,5%) e mortes (-40,3%) pelo coronavírus.

Segundo o estudo, os dados, que demonstram uma desaceleração do contágio em relação à semana anterior, aproximam a RMC da fase verde do Plano São Paulo.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) Campinas está na fase amarela desde 8 de agosto e segundo atualização de ontem da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), tem 106.716 casos, com 3.353 óbitos, com queda na variação semanal de 27,7% nos casos e 33,3% nos óbitos.

“É provável que a região avance, permitindo uma taxa de ocupação maior dos estabelecimentos, bem como um horário de funcionamento próximo do normal para a maioria dos setores. É necessário reforçar, contudo, que as medidas de precaução devem continuar sendo adotadas de forma rigorosa, tendo em vista a possibilidade de aumento das aglomerações nos estabelecimentos “, diz o infectologista da PUC-Campinas André Giglio Bueno

Ainda segundo o estudo, o DRS-Campinas também teve baixa nas ocorrências de contaminações e mortes no período. A doença acometeu 2.549 pessoas (-37,2%), levando 78 delas à morte (-36,5% em relação à 39ª semana).

O economista Paulo Oliveira avalia que, apesar da possibilidade de maior flexibilização das atividades caso a região avance à fase verde, outras medidas serão necessárias para a recuperação econômica.

“Será fundamental recuperar a capacidade de consumo das famílias, atingidas pelo desemprego e pelos ajustes nos contratos de trabalho, rever as políticas de gastos públicos, e prosperar, ainda, a recuperação da economia internacional”, frisa.

Região tem mais 4 óbitos

A região teve quatro mortes e 80 casos de coronavírus ontem. Agora são 22.960 infectados na região, sendo 766 óbitos.

Sumaré teve 39 casos e duas mortes, indo a 6.218 infectados, com 242 óbitos. As vítimas são dois homens, ambos com comorbidades. Um deles, de 72 anos, morreu sexta (2). O outro, de 65 anos, faleceu dois dias depois.

Santa Bárbara teve quatro casos e uma morte, de um homem de 57 anos, da região do Jardim Europa, na sexta (2). São 5.789 casos, com 179 óbitos.

Hortolândia teve dois casos e uma morte, indo a 4.231 infectados, com 145 óbitos. A vítima é um homem de 82 anos, com comorbidades, que faleceu sábado (3).

Americana teve 32 novos casos, totalizando 5.833, sendo 159 óbitos. Nova Odessa investiga uma morte suspeita, de uma idosa de 97 anos que morreu ontem na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada. Ela tinha comorbidades e morava numa casa de repouso no Jardim Bela Vista. Nova Odessa registrou mais três casos, indo a 889, com 41 óbitos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Meteoro cai em Portugal 

Rumo à vida interna