sexta-feira, 26 abril 2024

CEI do DAE é composta por maioria governista

Proposta pela oposição ao governo Omar Najar (MDB) na Câmara de Americana, a CEI (Comissão Especial de Inquérito) instaurada no Legislativo para apurar denúncias de supostas irregularidades financeiras e operacionais no DAE (Departamento de Água e Esgoto) foi composta ontem, em sua maioria, por vereadores da base de apoio ao prefeito.

Ao indicar ontem os 11 membros integrantes da comissão, o presidente da Câmara, Luiz da Rodaben (PP), determinou a participação de sete parlamentares alinhados com o governo Omar, e apenas quatro da oposição. Rodaben também deixou de nomear autores do requerimento de criação da CEI – encabeçada pelo oposicionista Rafael Macris (PSDB).

Da base de apoio, vão compor a CEI os vereadores Juninho Dias (MDB), Léo da Padaria (PCdoB), Marco Antonio Alves Jorge, o “Kim” (MDB), o líder do governo, Pedro Peol (PV), além de Renato Martins (PDT), Thiago Brochi (PSDB) e Welington Rezende (PRP), alinhados com a prefeitura.

Da oposição, foram indicados por Rodaben os vereadores Gualter Amado (PRB), Odir Demarchi (PR), professor Padre Sergio (PT) e Rafael Macris.

Entre os vereadores que propuseram a abertura da investigação, Maria Giovana (PCdoB) e Vagner Malheiros (PDT) ficaram de fora da CEI.

O suplente de vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que também assinou o pedido de CEI,não pode ser indicado porque está exercendo a suplência.

Segundo Rodaben, a escolha dos integrantes da CEI levou em consideração também as denúncias de falhas no abastecimento da região do “Pós-Anhanguera”.

“O Sacilotto não podia porque não está aqui, então coloquei o Thiago Brochi. O Leo, como tem comércio na Praia Azul e mora no Alvorada, conhece bem a demanda por água, principalmente no Pós-Anhanguera, assim como o Juninho Dias. E o Malheiros abriu mão”, declarou.

Para Rafael Macris, a indicação foi uma novidade. “Diferente das outras CEIs instaladas na Câmara, quando os próprios partidos escolhiam os representantes, desta vez o presidente da Casa preferiu fazer a indicação, deixando de fora os vereadores Vagner Malheiros e Maria Giovana, que assinaram o requerimento para abertura das investigações. A maioria dos escolhidos é da base do prefeito Omar Najar. Espero que isso não atrapalhe o trabalho investigativo”, declarou.

Na próxima semana, ele deve se reunir com os demais integrantes da CEI para definir a cargo de quem ficará a relatoria. A previsão é de que o encontro seja na terça-feira.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também