O Centro de Bem-Estar Animal de Santa Bárbara convida você a dar um lar cheio de carinho a um dos animais disponíveis para adoção. Todos os cães já estão castrados, vacinados contra a raiva e vermifugados, agora só falta a família certa para eles.
As adoções acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Porto Ferreira, 720, bairro São Joaquim. É necessário levar RG, comprovante de endereço atualizado e telefone para contato. Mais informações: (19) 3463-1602.
O trabalho do Centro de Bem-Estar Animal
De acordo com a veterinária Mariana Brunhara, responsável pelo centro, a maioria dos animais acolhidos foi recolhida por maus-tratos ou encontrada em risco nas ruas. “Quando chegam aqui, eles passam por avaliação veterinária, recebem medicamentos e cuidados, e depois são castrados, vacinados e microchipados”, explica.
Antes de liberar um animal para adoção, o centro avalia o perfil do adotante para garantir que ele se adapte ao animal e possa oferecer o ambiente adequado. “Não adianta uma pessoa que tem vários outros animais e crianças vir e pegar um pitbull adulto. A ideia é conciliar o perfil do adotante com o do animal”, completa Mariana.

Adoção de animais adultos e sem raça definida
A veterinária também ressalta que animais adultos e sem raça definida podem ser excelentes companheiros. “Eles ficam muito gratos quando são adotados, não têm os problemas típicos dos filhotes, como roer móveis, e podem se tornar membros da família tão especiais quanto qualquer filhote ou cão de raça”, afirma.
Cuidados e responsabilidades com pitbulls
Sobre os pitbulls, Mariana explica que muitos chegam abandonados devido à falta de planejamento de alguns adotantes. “É importante que a pessoa pense no espaço, no adestramento e no cuidado necessário. Um pitbull bem manejado e com orientação profissional não apresenta problemas”, diz.
Outras ações do Centro
Além das adoções, o centro realiza fiscalização de maus-tratos, captura e castração de animais de rua, e promove feiras de adoção em locais externos, como a que acontecerá no SESI neste sábado (11) pela manhã. “Convido toda a população a conhecer o espaço, se informar sobre adoção e, principalmente, abrir o coração para um novo amigo”, finaliza Mariana.