terça-feira, 21 maio 2024

Cetesb multa Petrobrás após explosão na Replan

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que a Petrobras foi autuada com uma multa no valor de R$ 192.750 por conta das emissões de poluentes durante a explosão que atingiu a Refinaria de Paulínia (Replan) no último dia 20.

Por conta do acidente, a operação da refinaria foi paralisada, com direcionamento de derivados de petróleo, em estado gasoso, aos flares (tochas), que são dispositivos de segurança previstos para processar os derivados de petróleo antes do seu lançamento para a atmosfera.
“Em função do incêndio e da queima de derivados de petróleo nos três flares, foi verificada a emissão de poluentes na atmosfera. Também foi constatado o lançamento de efluentes líquidos e de compostos de hidrocarbonetos no solo, em áreas próximas à Unidade de Tratamento de Águas Ácidas e à Unidade de Destilação I”, informou a Cetesb.
Parte dos efluentes líquidos gerados na operação de combate ao incêndio atingiu o canal de drenagem de águas pluviais não contaminadas da empresa e foi lançada, em parte e contendo materiais flutuantes, no rio Atibaia.
A Cetestb explicou que os resultados das análises em laboratórios de amostras dos efluentes líquidos e da água do rio Atibaia indicaram que os efluentes líquidos lançados apresentaram parâmetros em desacordo com a legislação.
“Em razão das emissões de poluentes, a Petróleo Brasileiro S. A. foi autuada com uma multa, no valor de R$ 192.750,00. Além disso, a Cetesb acompanhará o levantamento das causas do acidente, as ações desenvolvidas para adequação das áreas atingidas”, afirmou a companhia.
A Petrobras não respondeu aos questionamentos sobre a multa.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também