sexta-feira, 22 novembro 2024
POSSÍVEL CRIME AMBIENTAL

Cetesb vai fiscalizar Estação de Captação Santo Ângelo, em Nova Odessa

Companhia Ambiental vai analisar se ocorreu descarte irregular que foi denunciado ao MP
Por
Henrique Fernandes
Foto: Reprodução

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que fiscalizará a captação de água para apurar possível contaminação e crime ambiental na Estação da Represa Santo Ângelo, em Nova Odessa, após pedido do promotor Ivan Carneiro Castanheiro do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do MP (Ministério Público).

“A Cetesb efetuará as fiscalizações de sua competência das eventuais infrações ambientais ocorridas”, adiantou ao TodoDia nesta sexta-feira (10). A fiscalização já está programada, mas a data não foi confirmada. A denúncia partiu do vereador Cabo Natal (Avante) que protocolou um requerimento na última sessão da Câmara de Nova Odessa e encaminhou ao MP.

A Estação é adjacente à Represa do Salto Grande, na região do Pós-Anhanguera, que fica divisa com Americana. Segundo Natal, o descarte de efluentes seria oriundo da Estação Elevatória de Americana por causa das chuvas e teria atingido a bacia que é um braço da Represa Salto Grande. A captação no local havia sido preventivamente suspensa no último sábado (4) pela Coden Ambiental, quando recebeu informações sobre possível contaminação.

A Coden disse que acompanhou a situação de perto, e “nenhum contaminante foi apontado pelas análises laboratoriais que foram realizadas constantemente ao longo dos últimos cinco dias no ponto de captação por Nova Odessa”. A captação de água bruta foi retomada na tarde da quarta-feira (8).

“Cabe ressaltar que a captação de água se dá na margem oposta ao possível descarte irregular. No nosso ponto de captação, as amostras estão dentro dos parâmetros considerados passíveis de tratamento pelos quesitos bacteriológico, de DBO e DQO. Preventivamente, a captação foi suspensa desde sábado na ECA Santo Ângelo (que supre a ETA Santo Ângelo), sendo retomada nesta data, após todas as análises apresentarem resultados em conformidade com as normas de qualidade vigentes”, destacou nota da Coden sobre o caso.

Já o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informou que tem ciência do questionamento do vereador e solicitou um laudo à equipe técnica responsável pela manutenção e operação da Estação de Americana. “A previsão é que o trabalho seja concluído até o fim de semana”, informou através de nota.

Foto: Reprodução
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também