quarta-feira, 9 julho 2025

Com crise, consumidor apela para produtos perto do vencimento

Americanenses têm recorrido a promoções em supermercados e comércios variados da cidade

CUIDADO | Juliana Santos analisa bem o que vai comprar para não perder o produto (Foto: Divulgação)

Com o aumento dos preços e a inflação cada vez mais cruel, consumidores americanenses têm recorrido às promoções de produtos próximos ao prazo de vencimento em mercados e comércios variados. A procura por promoções e descontos tem aumentado e alguns supermercados da cidade realizam essas promoções para produtos com o prazo de validade próximo a expirar. Além dos comerciantes não perderem as mercadorias, esse tipo de desconto oferece vantagens ao consumidor.

A educadora Juliana Santos, de 36 anos, aproveita as promoções, porém afirma que analisa se o que vai comprar será mesmo utilizado a curto prazo para não perder o produto. “Eu compro somente aquilo que vou usar logo, porque se não acabaria não usando e só teria gasto dinheiro à toa”, afirmou Juliana.

A pedagoga Carla Cristina dos Santos, de 35 anos, mãe de uma criança de cinco anos, lamenta que os preços estejam muito caros. Por isso, viu como alternativa atrativa as promoções e descontos. “Produto perto da data de vencimento eu compro mesmo porque está tudo muito caro, dependendo o que for eu compro e aproveito”, disse Carla.

De acordo com o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, existem dois fatores que colaboram para o aumento da busca por este tipo de oferta. As grandes restrições orçamentárias que as famílias estão passando e a busca de alternativas para diminuir “o peso dos alimentos” na cesta de consumo mensal.

“Normalmente nesses lugares, em função das negociações comerciais que acontecem, os preços são bastante acessíveis comparado a concorrência e isso possibilita que o consumidor tenha acesso a produtos de boa qualidade, mas a preços menores que o mercado”, afirmou o economista.

O especialista explicou que de um lado houve a queda da renda e de outro a inflação tem corroído o poder de compra, fazendo com que as promoções sejam alternativas inteligentes para tentar superar o desafio e encontrar possibilidades de consumo a condições mais favoráveis.

Segundo o economista, para os comerciantes é uma estratégia de comercialização bastante arriscada, porque ele tem um prazo curto para vender os produtos que normalmente teriam prazos maiores.

“Fica aqui uma dica importante, embora os preços, muitas vezes, sejam atrativos é importante lembrar as pessoas que estão fazendo as compras, para que elas tenham o cuidado de não comprar um volume muito grande, tendo em vista que o prazo de vencimento é muito curto, e aí a tentação do preço, muitas vezes, faz com que as pessoas comprem volumes e acabem não conseguindo consumir dentro do prazo de validade”, aconselhou o economista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também