Começa nesta terça-feira (18), a 31ª edição da Semana da Educação de Americana – evento voltado exclusivamente aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal. O evento acontece no Teatro Municipal Lulu Benencase, com a apresentação cultural “Canto que Encanta” e a presença da Banda Monsenhor Nazareno Maggi e das cantoras Danny Asa, Iara Rezende e Sandra Rodrigues.
Com o tema “O Verso, o Reverso e o Diverso: diálogos para uma educação inclusiva”, o evento realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Educação, acontece entre os dias 18, 19 e 20 de julho.
Segundo o Secretário de Educação, Vinicius Ghizini, a programação deste ano tem como proposta o incentivo a promoção de uma educação democrática e humanizada.
“A programação deste ano foi elaborada de forma a trazer luz à inclusão, destacando a riqueza da diversidade e a valorização do respeito à diferença, ao cuidado, à prevenção e à justiça, valores essenciais do governo Chico Sardelli e Odir Demarchi”, declarou.
A noite de abertura também traz uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A agenda dos próximos dias conta com palestras ministradas por nomes de peso para a Educação.
Programação:
Quarta-feira (19):
Na manhã e tarde de quarta-feira (19), o público presente no Teatro Municipal Lulu Benencase assistirá às palestras “A prática docente e o desafio na Educação Integral”, com a Professora Dra. Maria Regina Passos. Maria é Doutora em Linguística Aplicada e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. A palestrante também possui MBA em Gestão Educacional, graduada em Biologia e Pedagogia.
Com 36 anos de experiência em Educação Pública, atua na área pedagógica, na formação contínua de professores, gestores e equipes técnicas. Coordenou a construção do currículo paulista para a Educação Infantil, é diretora pedagógica da Conatus Consultoria Educacional e têm um canal no Youtube – “Diálogos sustentáveis 2030”.
No mesmo dia, o professor Guilher Davioli apresenta a palestra “Convivendo e trabalhando com a fragilidade humana”. Davioli é psicólogo atuante como psicoterapeuta, professor de psicologia, consultor empresarial e educacional.
É autor dos livros “Admirando a tempestade e brincando com o vento”, “Vítimas e aprendizes da própria história”, “Somos mais que um simples espetáculo”, “Colecionadores de histórias”, “Vivendo o ensino médio com sabedoria” (com Sérgio Pereira). Articulista das revistas: “Mídia Brasil”, “Evidência”, “Profissão Mestre”, “Conectado”, “Ultimato online”, “SME-Sistema Mackenzie de Ensino” e do jornal “The Brasilians” (New York).
À noite, o Professor Dr. Cristiano Rogério Alcântara apresenta a palestra: “Pensando fora da caixinha”. O profissional é Pós-doutorando na FGV-SP, Pós-doutor na PUC, Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP, Mestre pela ECA-USP, Graduado em Pedagogia e Letras. Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Phorte e líder do GCOL.
Quinta-feira (20):
Na noite de quinta-feira (20), o Auditório Jamil Salomão da FAM (Faculdade de Americana) recebe a palestra “Comportamentos desafiadores: estratégias e práticas em sala de aula”, com o Professor Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, encerrando a programação.
Lucelmo é professor, doutor em Educação pela PUC-SP, com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, psicopedagogo e professor da Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do CBI of Miami.
Também atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial – CNE para a elaboração das novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial. Além disso, é autor dos livros “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e “Crítica à Pseudociência em Educação Especial”.