
O comércio de rua de Santa Bárbara d’Oeste estará atendendo em horário estendido no fim de semana, visando as vendas para a data. Segundo o calendário da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (Acisb), as lojas ficarão abertas na sexta-feira (9) até às 22h e no sábado (10) até às 18h.
“Reforçamos o convite para que os consumidores valorizem o comércio local, aproveitando a variedade de produtos e o atendimento diferenciado das lojas da cidade”, destaca o presidente da Acisb, Ricardo Betin.
A entidade lembra que o horário especial do comércio é definido a partir de pesquisa realizada com os comerciantes associados e refere-se às lojas estabelecidas em ruas e avenidas. Segmentos como shopping centers, supermercados, restaurantes, entre outros, têm expediente diferenciado. Em caso de dúvida, o consumidor deve consultar diretamente a loja de sua preferência.
“Apesar do momento econômico instável, em que o varejo, assim como demais setores, têm tido uma certa cautela, a expectativa para o Dia das Mães neste ano é de crescimento moderado, com aumento entre 3,5% a 4% nas vendas em relação a 2024”, prevê Betin, que acredita em tíquete médio de R$ 150.
Os setores mais procurados para presentes são: moda, calçados e vestuário; cosméticos; alimentos e bebidas (principalmente setor de chocolates); e eletrônicos (especialmente celulares). “Um segmento que também cresce bastante, principalmente no domingo, Dia das Mães, é o de bares e restaurantes”, lembra o presidente da Acisb.
Sumaré

O comércio de Sumaré vai funcionar em horário especial no sábado (10), véspera do Dia das Mães, as lojas irão funcionar das 9h às 18h. A expectativa da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (Acias) é de um aumento de 5,5% nas vendas, comparando com o ano passado.
Presidente da Acias, Selma Koshoji lembra que a procura pelo presente e as pesquisas de preços começaram logo no início do mês. Mas, tradicionalmente, o movimento e as vendas se intensificam nos dias que antecedem a data.
Entre os presentes mais procurados neste ano, estão roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, eletrônicos, flores e chocolates.
“O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas do ano, aquece o comércio e movimenta diversos segmentos da economia”, comenta Selma. A presidente da Acias lembra que além do movimento nas lojas, a data também aquece bares e restaurantes, já que muitas famílias optam em comemorar o dia fora de casa.