sexta-feira, 19 abril 2024

Coronavírus: Nova Odessa suspende atividades, cirurgias e limita circulação em hospital

O anúncio da pandemia de coronavírus levou Nova Odessa a decretar, na tarde de hoje (13), uma série de medidas preventivas para eliminar riscos de contaminação em departamentos públicos por onde há grande circulação de pessoas. 

Foram suspensas, por exemplo, toda as atividades do Clube da Melhor Idade, que reúne diariamente 1.216 pessoas idosas em atividades de lazer na antiga sede do clube Lítero. 

O Hospital Municipal Dr. Acilio Carreon Garcia passa a controlar a circulação de visitantes e acompanhantes. Os eventos públicos (no teatro, nos ginásios e nas praças) também estão suspensos, enquanto vigorar o estado de emergência da saúde pública internacional. 

A cidade, de 60 mil habitantes, não confirmou até agora caso de doença provocada pelo vírus.  

SAÚDE 

Na Saúde, o secretário municipal Vanderlei Cocato anunciou na mesma entrevista coletiva que estão suspensas todas as cirurgias eletivas (cerca de 50 por mês). 

Também vai haver a restrição de visitas no hospital e na própria maternidade (só dois visitantes por paciente, durante apenas 15 minutos). A ideia é reduzir significativamente a circulação do público nas dependências da unidade. 

Os dois CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) também deixam de funcionar. E todas as unidades básicas de saúde já contam com o serviço especializado de infectologistas capacitados para identificar a doença e orientar os pacientes. 

Além disso, a prefeitura vai adquirir respiradores, máscaras, luvas e álcool em gel para uso dos servidores e visitantes em qualquer repartição pública. 

Cocato também explicou que o plano preventivo prevê dois leitos para isolamento especial de eventuais infectados no hospital, mas que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)1, do Centro, pode ser adaptada e oferecer 20 leitos para acolhimento e observação, antes do encaminhamento dos casos mais sérios.  “Se for necessário, estamos prontos”, disse. 

EDUCAÇÃO E LAZER 

A secretária de Educação, Claudicir Brazilino Pícolo, afirmou que as aulas na rede pública estão mantidas, mas todos os 5 mil alunos e suas famílias serão orientados sobre formas de prevenção. 

Ela disse, também, que a cidade pode antecipar o recesso escolar no caso de contaminações confirmadas. 

Na área esportiva, estão suspensas as viagens para competições intermunicipais, e qualquer evento que reúna 100 pessoas ou mais. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também