Pelo menos dois motoristas de ambulâncias foram infectados pelo coronavírus em Santa Bárbara. Outros dois que foram afastados também podem estar com a doença. A prefeitura confirma apenas que desde o início da pandemia, 27 profissionais de saúde foram infectados e 25 já se curaram e retornaram.
A reportagem falou com um motorista, que pediu para não ser identificado. Ele recebeu o diagnóstico da Vigilância Epidemiológica na semana passada.
“Trinta dias atrás já tinha passado mal, fiz teste, mas não deu positivo. Desta vez deu”, conta. Ele vai completar seis dias de isolamento domiciliar e passa bem.
“Tenho um colega que também testou positivo e outros dois que foram afastados, que dizem que também podem estar com a doença”, afirmou.
Para o funcionário público, a partir do momento que os motoristas adentram o pronto-socorro já estão correndo riscos.
“A gente alerta os colegas para se cuidarem, porque é complicado. A gente fica em uma situação ali, entra-e-sai com a ambulância, correndo o risco de se contaminar, de estar contaminando pacientes debilitados, é preciso cuidado”, afirmou o motorista.
O TODODIA questionou a Prefeitura de Santa Bárbara sobre os motoristas de ambulâncias, o número de infectados e cuidados que são tomados.
O Executivo respondeu em nota que a Secretaria de Saúde “instituiu um Fluxograma de Atendimento para os profissionais do setor desde o início da pandemia, respeitando todas as medidas de segurança, identificação de pessoas com sintomas de síndrome gripal, utilização dos EPIs indicados, paramentação e desparamentação, medidas de higienização, locais de atendimento, entre outras, que constam nos protocolos instituídos pelas autoridades de saúde competentes”.
Além disso, diz, uma série de capacitações foi realizada, envolvendo os mais variados setores da Secretaria de Saúde. “Ressalta-se ainda que todos os profissionais com indicação clínica são testados, em conformidade com os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde”.
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara informou ainda que desde o início da pandemia foram confirmados 27 casos de profissionais de Saúde, sendo que 25 já foram liberados para retornarem ao trabalho e outros dois seguem afastados em isolamento domiciliar.
OUTRAS CIDADES
A Prefeitura de Americana revelou que houve recentemente dois casos positivos dentre os seis motoristas de ambulância da administração.
“A coordenação do setor de transporte sanitário informou que atualmente conta com seis motoristas de ambulância nos plantões diurnos e dois nos plantões noturnos. Segundo a coordenação, recentemente houve dois casos positivos para o novo coronavírus em dois motoristas, sendo um de cada período. Porém, ambos já retornaram ao trabalho”.
A administração destacou que a higienização das viaturas é realizada com hipoclorito e álcool 70%, que fica disponível nos veículos. “Os motoristas usam os equipamentos de segurança como luvas, máscara, óculos de proteção, avental e álcool em gel 70%, que são repostos sempre que necessário”.