
A Prefeitura de Limeira lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (1º), o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), ligado à Secretaria de Cultura. Criado neste ano, o setor tem como missão fortalecer vínculos sociais e culturais, valorizando a população negra e comunidades tradicionais como protagonistas de uma cidade antirracista e inclusiva.
Educação antirracista
O prefeito Murilo Félix destacou a importância da educação no enfrentamento ao racismo. “Temos a missão de ensinar as crianças, desde cedo, sobre a necessidade do respeito ao outro e a compreensão de que todos somos iguais”, afirmou. Ele também relembrou personalidades negras que se destacaram em Limeira.
O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, ressaltou a atuação do novo departamento. “Iremos desenvolver atividades, programas e políticas públicas de combate ao racismo. Limeira não aceita e não aceitará nenhum tipo de discriminação. Estamos abertos ao diálogo, à construção coletiva e à união de esforços”, disse.
Igualdade racial
Segundo a diretora do DPIR, Ana Luísa Hebling, o objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas voltadas à igualdade racial. “Buscamos ter uma Limeira antirracista, que avance em verdades igualitárias e equidade de fato para o nosso povo preto e batalhador”, destacou.
As ações do Departamento de Promoção da Igualdade Racial vai integrar com as secretarias de Cultura e Educação, além de movimentos sociais, Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro, sociedade civil e empresas.
Entre seus propósitos estão: articular políticas públicas de promoção da igualdade racial de maneira transversal e intersetorial, formular e avaliar ações que reduzam desigualdades, enfrentar o racismo estrutural, institucional e religioso e ampliar o pertencimento da população negra em todos os espaços da cidade.
O DPIR terá três eixos de atuação:
- Estruturação – criação de bases sólidas para as políticas de igualdade racial, com envolvimento da sociedade civil e do setor privado;
- Aperfeiçoamento contínuo – ampliação de formações e capacitações;
- Fortalecimento – apoio a iniciativas e expansão da presença da população negra em espaços sociais e culturais.
Atividades do DPIR:
A diretora do Departamento apresentou algumas das ações previstas:
- Cursos, oficinas, seminários e campanhas educativas contra o racismo;
- Formação continuada de educadores e ações para a comunidade escolar;
- Ampliação do acervo afro-brasileiro da Biblioteca Municipal;
- Apoio a eventos culturais e comunitários com participação do Movimento Negro;
- Projetos de pertencimento, autodeclaração e reconhecimento da identidade racial;
- Criação de uma banca de heteroidentificação;
- Parcerias com o Procon e garantia deorientação e execução dos 10 princípios de enfrentamento do racismo nas relações de consumo;
- Incentivo, orientação e parcerias com empresas limeirenses, reforçando a importância do enfrentamento ao racismo tanto no ambiente de trabalho, desde a contratação contratação, criando mecanismo de reconhecimento para empresas que de fato inserirem tais práticas;
- Valorização do Centro Cultural Afro-Brasileiro Zumbi dos Palmares.