domingo, 6 abril 2025

Diretório estadual do MDB destitui direção em Americana; Alfredo Ondas promete medidas

O diretório estadual do MDB destitiu a executiva municipal da sigla em Americana. Segundo o vereador Alfredo Ondas, pré-candidato do partido à prefeitura, a ação é arbitrária e veio após negativa dele de apoiar candidato a prefeito de outro partido. 

O MDB de Americana tem convenção marcada para domingo (13). O ex-prefeito Erich Hetzel (Podemos) era cotado para formar a chapa com Ondas, como candidato a vice-prefeito. 

Ondas afirmou à reportagem que na noite de terça-feira (8) o MDB estadual “inabilitou o diretório municipal”. Segundo ele, na semana passada o diretório estadual do MDB sondou o diretório municipal de Americana “para retirada de pré-candidatura e apoio a outro pré-candidato, de outro partido”.  

Ondas não confirmou, mas o apoio seria para o pré-candidato do PSDB, Rafael Macris. Hoje, o prefeito Omar Najar é do MDB e o seu vice é Roger Willians, do PSDB. 

“Nós mantivemos a pré-candidatura própria. Nosso partido tem executiva municipal definitiva e nada justificava a ação arbitrária, evidentemente tomada com base em informações não verdadeiras transmitidas por alguém com interesse pessoal. Estamos tomando as medidas legais para reverter essa decisão”, declarou Ondas ao TODODIA. 

Ondas acredita que sua “forte predisposição pela legalidade e oposição a qualquer esquema de corrupção possa haver incomodado algum interessado”. “Vamos em frente com a certeza que Americana dará a devida resposta no momento certo”, afirmou. 

Conforme consta no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) hoje, o MDB anunciou uma comissão interventora para assumir o diretório de Americana, a partir de terça-feira (8).  

O deputado estadual Itamar Borges (MDB) assumiu a direção do partido em Americana, que até então era comandado pelo secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Giuliani.  

A reportagem tentou contato com Borges, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem. 

O TODODIA também pediu, através da assessoria de imprensa do prefeito, um posicionamento dele sobre o assunto.  Ele encaminhou uma nota apenas citando que por força do estatuto do MDB, “o detentor de mandato eletivo fica automaticamente licenciado de suas funções na direção partidária”. 

O diretório tucano em Americana afirmou que soube da intervenção pela imprensa e que eventuais imbróglios internos de outros partidos não dizem respeito ao PSDB. 

“O partido já manifestou várias vezes, inclusive publicamente, o desejo de ter o apoio do MDB nas eleições deste ano. A imprensa vem noticiando este fato desde 2018. Porém, as conversas dos representantes locais do PSDB sempre aconteceram também com os líderes locais do MDB, como o prefeito Omar Najar e outros nomes da sigla na cidade”, informou. 

“Em virtude da boa administração que o prefeito vem fazendo nos últimos seis anos e da aliança firmada nas duas últimas eleições, o apoio do MDB, caso se concretize, será muito bem-vindo”, completou. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também