sábado, 5 abril 2025

Dois bebês têm suspeita de meningite

Dois casos suspeitos de meningite em bebês foram registrados em Americana entre anteontem e ontem. Segundo a prefeitura, um deles tem 1 ano e o outro oito meses de vida e são atendidos no mesmo bercário, que, por precaução, suspendeu as aulas ontem e hoje. Eles estão internados no Hospital Unimed e na Clínica São Lucas e a escola informou que, segundo a família, não correm risco e os quadros são estáveis.
Segundo exames preliminares, trata-se de meningite viral, mas a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado de outros exames com a confirmação.
“Não há recomendação do Ministério da Saúde de quimioprofilaxia (meios para evitar a doença ou a sua propagação) entre as pessoas que tiveram contato com essas crianças, nem a suspensão de aulas. A suspensão ocorrida hoje (ontem) foi uma opção da própria escola, não uma orientação da Vigilância Epidemiológica”, informou a administração municipal, em nota.
A Vigilância Epidemiológica orientou os profissionais da escola sobre os sintomas gerais da meningite: febre alta, cefaleia, rigidez de nuca e vômito em jato, bem como da necessidade de se procurar atendimento médico caso se constate alguma anormalidade.
A coordenadora do bercário informou que o primeiro caso foi registrado anteontem de manhã e o segundo ontem. A partir de então, comunicou a Vigilância Epidemiológica e a informação recebida foi de que é necessário esperar o resultado dos exames para que se defina se são necessárias adotar novas medidas pela unidade infantil. Segundo ela, o prazo para recebimento do resultado destes exames, que estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, é de três dias.
“Nós fizemos uma carta aos pais, que se a criança viesse a apresentar febre, que o primeiro bebê apresentou, que os pais fossem ao pronto-socorro e contassem o caso”, afirmou, ao relatar a primeira precaução. A segunda, após o segundo caso suspeito, foi a suspensão do atendimento, apesar de não haver recomendação do poder público. “Pela segurança das crianças, a gente decidiu pela suspensão das aulas”, afirmou.
Ela ressaltou que a escola já tem um recurso de higienização constante. Entre as medidas rotineiras, enumerou, estão uso de toucas e outras vestimentas especiais, limpezas com álcool e higienização de pertences das crianças.
“Os dois casos estão bem brandos. As crianças estão bem, brincando (…) Em ambos os casos, os médicos disseram que não há risco”, relatou a coordenadora, em relação ao quadro de saúde dos bebês ontem.
SEIS CASOS
De janeiro deste ano até o momento, Americana registrou seis casos positivos de meningite (quatro virais, um por haemophilus e um por bactéria não identificada).
Segundo informações do portal do médico Drauzio Varella, nas meningites virais, cujos sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados, o quadro é mais leve que nos casos de meningites bacterianas, causadas pelas bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também