O governador João Doria (PSDB) suspendeu a Fase Vermelha aos finais de semana e das 20h às 6h nos dias úteis em todo o Estado. A medida vale a partir deste final de semana (6 e 7 de fevereiro).
Dessa forma, restaurantes, shoppings e comércios de rua da região de Campinas, classificada na Fase Laranja do Plano São Paulo, poderão abrir aos finais de semana. O atendimento durante todos os dias úteis e aos finais de semana permanece até as 20h.
Na coletiva realizada para esse anúncio, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, deu a entender que bares que funcionem como restaurantes também poderão funcionar.
“Um bar que opere como restaurante pode funcionar nesse final de semana, mas a função bar sozinha, não”, disse a secretária sem esclarecer os critérios para que bares que estejam em funcionamento possam ser classificados como restaurantes.
O anúncio foi feito diante de melhora nos índices de transmissão, internações e mortes pela Covid-19 em todo o Estado, após 10 dias do endurecimento das medidas de limitação de funcionamento das atividades econômicas.
Tais medidas, inclusive, foram alvo de protestos de comerciantes na semana passada e movimentaram prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a pedir ao governo a flexibilização dos horários.
Na próxima sexta-feira (5), o Estado realiza nova reclassificação do Plano São Paulo. Caso a região de Campinas permaneça na Fase Laranja, os restaurantes podem funcionar até as 20h, com capacidade de 40%, clientes sentados, e adoção de protocolos de higiene e distanciamento entre as mesas.