Um outdoor com críticas ao presidente Jair Bolsonaro foi instalado hoje às margens da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, em Nova Odessa. A placa é a segunda manifestação contrária ao presidente na região em menos de uma semana. No final da tarde ele já havia sido danificado.
O outdoor instalado em Nova Odessa diz que “Bolsonaro tem culpa” pelas “mais de 133 mil mortes” pela Covid-19 no Brasil, e traz a frase “é só uma gripezinha”, em alusão a declarações feitas pelo presidente no início da pandemia.
A placa apresenta também a frase “nossa solidariedade para com todas as vidas perdidas e suas famílias” e “#ForaBolsonaro”.
Ao contrário do caso registrado em Americana na semana passada, quando grupo de militantes de esquerda assumiu a autoria do outdoor e informou que a manifestação foi custeada por meio de uma “vaquinha”, até a noite de hoje não havia informações sobre quem foi o responsável pela instalação do outdoor em Nova Odessa.
Em Americana, a organização foi feita por três pessoas: Denis Carvalho dos Santos, jornalista e artista, Maria Helena Galhani, advogada, e Raphaela Villalon, professora.
Além das duas manifestações contrárias ao presidente, a região teve também, no final de agosto, também em Americana, a instalação de um outdoor favorável a Bolsonaro. Na placa, um grupo bolsonarista destacou o número de votos do presidente na cidade e cita que ele foi “o presidente mais votado da história de Americana”.
Nesse caso, a instalação foi encabeçada pelo então pré-candidato a prefeito Ricardo Molina (Republicanos), hoje vice na chapa de Rafael Macris (PSDB), e pelo pré-candidato a vereador Antônio Jardas (Republicanos).
Por Leon Botão