Em operação para cumprimento do decreto do Plano SP de enfrentamento da pandemia de Covid-19 na noite deste sábado (30), policiais militares da 1ª Cia do 19º BPM/I e da Força Tática dispersaram em Americana dois pontos de aglomeração com centenas de pessoas que descumpriam regras de distanciamento social, uso de máscara, além de perturbação de sossego público. Ao todo, a PM informou ter efetuado sete autos de infração de trânsito e recolhido um veículo ao pátio. Duas CNHs (Carteiras Nacional de Habilitação) também foram apreendidas.
Somente na região da Avenida Brasil, aproximadamente 200 pessoas, em sua maioria jovens, se aglomeravam, segundo a PM, consumindo bebidas alcoólicas.
Contrariando as determinações do Plano SP para contenção do novo coronavírus, a maioria estava sem máscara, muitos atrapalhando a movimentação de veículos na via, de acordo com a polícia.
Em outro ponto alvo da operação a PM, na Rua Imperador Sétimo Servo, nas imediações do Aeroporto Municipal de Americana, aproximadamente 80 pessoas também estavam aglomeradas, distribuídas entre veículos com som alto e consumindo bebidas alcoólicas.
Em ambos locais de aglomeração, a PM informou ter realizado abordagens, bloqueios e orientado os cidadãos.
‘’A operação teve por objetivo orientar e conscientizar a população para evitar a transmissão e a propagação do coronavírus. Nosso objetivo é resguardar a vida das pessoas, protegê-las, solicitando que fiquem em casa e evitem provocar qualquer tipo de aglomeração”, disse o 1º Tenente PM Tiago Augusto Costa e Silva, Comandante da Operação.
PM atuou para dispersar pontos de aglomeração em Americana na noite deste sábado (30) (Foto: Divulgação)