A Secretaria Municipal de Saúde de Americana, por meio da Rede de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (19), das 8h às 12h, no plenário da Câmara Municipal de Americana, uma palestra sobre prevenção ao suicídio. O tema do encontro é “Suicídio – uma abordagem biopsicossocial” e terá como convidados dois profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o médico psiquiatra Aloisio Braz e o psicólogo Valdir Dusson, além da participação do CVV (Centro de Valorização da Vida).
O evento tem como objetivo destacar o movimento “Setembro Amarelo”, criado pela IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), que instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de prevenção. No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é quem iniciou as atividades desse movimento.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Americana, somente nos últimos três anos, 34 pessoas cometeram suicídio. Em 2016 foram notificados 16 casos e, em 2017, nove. Em 2018, até a segunda quinzena de setembro, foram nove casos confirmados.
A palestra é aberta ao público e irá debater a conscientização sobre o tema em seus aspectos biológicos, psíquicos e sociais, com ênfase aos aspectos biológicos e às comorbidades que podem influenciar o ato, oferecendo assim elementos para trabalhar a prevenção, bem como a intervenção em casos de tentativas.