O Estado tem apoio no combate à violência contra a mulher e no acolhimento das vítimas, contando com 141 Delegacias de Defesa da Mulher físicas, além de 141 salas anexas a plantões policiais e Delegacias Seccionais que operam continuamente para ajudar vítimas de violência por meio de videochamadas, com equipes especializadas em proteção e defesa das mulheres.
A iniciativa do Agosto Lilás busca conscientizar sobre a importância de enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para acolher casos de violência contra a mulher, encaminhando as vítimas para os serviços de acolhimento governamentais e solicitando medidas protetivas quando necessário.
A Polícia Militar opera a Cabine Lilás no Centro de Operações da PM de São Paulo, o Copom, com 25 policiais mulheres treinadas para atender chamados de violência doméstica pelo 190. Elas auxiliam na elaboração de boletins de ocorrência online e fornecem orientações sobre redes de apoio disponíveis e direitos das vítimas.
Uma outra medida das forças de segurança paulistas foi a criação, em junho deste ano, de uma sala no Instituto Médico-Legal de São Paulo dedicada ao atendimento prioritário e humanizado de vítimas de violência doméstica e sexual que necessitam de exames periciais. Essa sala é separada do restante da unidade para preservar a integridade das vítimas.