quarta-feira, 8 maio 2024
IMPASSE EM AMERICANA

“Estamos totalmente abertos a resolver, mas temos um limite de prazo”, diz proprietário da área onde se localiza a Rua Verona

O assuntou voltou à tona depois que os proprietários colocaram uma placa evidenciando ser uma propriedade privada e que possuem a intenção de fechar a rua
Por
João Victor Viana
Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA

O futuro da Rua Verona, localizada na região dos bairros Jardim Bertoni, Jardim Boer e Jardim Mirandola, em Americana, segue sendo tema. Em entrevista à Rede TODODIA, César Mirandola, representante da família proprietária da área, disse que tem um limite de tempo para resolver a situação, “está tudo na mão da prefeitura, eles tem que tomar uma posição […] ou eles resolvem do lado deles ou a gente resolve do nosso lado”.

O imbróglio existe há muitos anos, pois a rua é um importante acesso, que liga os bairros à rodovia Anhanguera, no entanto, o local onde se encontra a via pertence à área privada da família Mirandola.

“Nós viemos tentando resolver com a prefeitura o problema dessa rua que, na verdade, é uma estrada de servidão. Há muitos anos meu pai tem tentado conversar, passa de administração para administração e ninguém resolve […] se não tem interesse do órgão público de resolver o problema, nós vamos fechar a rua, que é de nossa propriedade”, disse.

Na última semana, através de uma placa colocada no alambrado que fica à beira da Rua Verona, os proprietários evidenciaram ser uma propriedade privada e que possuem a intenção de fechar a rua, caso não chegue há uma resolução. Por isso, o assunto voltou à tona.

No fim da vida do pai, César assumiu a responsabilidade de tentar uma negociação com a Administração Pública. Começou com conversas diretas e, em abril de 2020, abriu um protocolo em busca de uma reunião para troca de áreas. O protocolo teve atualizações, mas não foi concluído e está parado na Seplan (Secretaria de Planejamento) desde dezembro de 2022.

A área total pertencente à família é composta por duas glebas de pouco mais de 120 mil m², sendo que 12 mil metros é a faixa aproximada da rua. Segundo César, toda extensão está em dia em termos burocráticos e tributários e não há pendência com nenhuma instituição pública.

O que os moradores da região esperam é que tudo se resolva da melhor maneira possível, já que a extensa rua é de extrema importância para as pessoas e também para as empresas que ficam ao redor, como relata Vinicius Cardoso, morador do condomínio Parque Áustria.

“Há uma necessidade dessa estrada se manter aberta porque prejudicaria os moradores e as empresas que estão instaladas aqui. Causaria um prejuízo enorme no dia a dia do morador, mas também um impacto econômico. Proprietário e Poder Público devem entrar num acordo com máxima urgência”, relatou o morador.

Segundo o proprietário, a rua só não foi fechada até hoje justamente porque muitas pessoas usam o caminho.

POSICIONAMENTO DA PREFEITURA

Em contato da Rede TODODIA, a prefeitura de Americana se manifestou através de nota dizendo que assim que for finalizado o estudo planialtimétrico da área, será agendada uma reunião.

Completou ainda dizendo que parte da rua está em área particular e outra parte em caminho de servidão, e que essa segunda parte, por ser pública, não pode ser fechada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também