sábado, 20 abril 2024

ETE da Vicunha vira opção para a prefeitura de Americana

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), quer utilizar a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da indústria Vicunha, na Avenida São Jerônimo, para tratar esgoto doméstico. 

Ele está em tratativas com a direção da empresa, responsável pela estação, para “alugar” a estrutura. A intenção é aliviar a carga de esgoto lançada na ETE Carioba. 

Omar alega que ficaria mais barato alugar a estação industrial do que ampliar a estação do município, cujo investimento necessário seria de R$ 70 milhões. 

Segundo o prefeito, a direção do DAE (Departamento de Água e Esgoto) mantém contato com a empresa. A autarquia prepara as tratativas e estudos. 

Segundo Omar, teria de ser feita adaptação na estação industrial para receber esgoto doméstico. 

O prefeito quer que o grupo empresarial, no entanto, invista na readequação e na reforma da estação, tornando-a apta para o pronto-funcionamento. Para Omar, seria como alugar uma casa: o locatário precisa tomar posse com o imóvel em ordem. 

CARIOBA 

A intenção, informou Omar, é atender o restante da cidade e aliviar Carioba. Com a redução da carga orgânica lançada na estação na região da antiga vila operária, a prefeitura teria gasto menor para melhorar a eficiência atual. 

A ETE Carioba foi construída em parceria com a iniciativa privada ainda na década de 1980, o que fez Americana uma das cidades pioneiras no tratamento de esgoto no Interior. Mas os investimentos rarearam e o espaço não se adequou ao crescimento da cidade. Hoje, 92% do esgoto tratado na estação é doméstico e 8%, industrial. 

O OUTRO LADO 

A Vicunha foi procurada para comentar o assunto, mas a administração entrou em férias coletivas e só retorna à ativa no dia 6 de janeiro. 

BALSA 

Mas os investimentos no saneamento seguem. A prefeitura pretende entregar no começo do ano da ETE da Balsa, que vai tratar os resíduos domésticos produzidos em núcleos urbanos de toda a região do São Jerônimo, Jardim da Balsa, o Mário Covas e o Jardim da Paz. 

Para Americana, a inauguração da ETE da Balsa vai permitir que a cidade deixe de usar a estação de tratamento que já existe naquela região, mas está localizada em Santa Bárbara d’Oeste e é administrada pela prefeitura da cidade vizinha. Americana, aliás, paga para tratar seu esgoto na cidade vizinha. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também