quinta-feira, 2 maio 2024
EDUCAÇÃO

FAM: Professor Clóvis de Barros Filho ministra palestra em Americana

Evento contou com mais de 2 mil inscrições.
Por
Anderson Junque
Foto: Pedro Lucas / Rede TODODIA

Em sua 20ª edição, o Encontro com Educadores, da FAM, teve como convidado o professor Dr. Clóvis de Barros Filho. Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da USP, ministrou a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”.

Em entrevista à Rede TODODIA, o professor Clóvis afirmou esses encontros proporcionam um momento de conhecimento, onde o público tem a oportunidade de pensar em conceitos da Filosofia.

“A educação não é um laboratório para preparar daqui a 10 anos, que a vida que estamos vivendo agora ela vale tanto quanto a vida que eventualmente viermos a viver daqui 10 anos. E que entendam que a faculdade é o melhor lugar do mundo, ela não é um pedágio pra se dar bem depois, ela já é um lugar espetacular”, afirmou o professor Clóvis de Barros Filho.

Foto: Pedro Lucas / Rede TODODIA

Confira como foi a entrevista:

REDE TODODIA Professor, como é transcender conceitos da mais fina filosofia para o público comum? Isso de alguma forma é fazer com que o ser humano cresça enquanto pessoa?

CLÓVIS DE BARROS FILHO Eu espero que sim, né? Eu espero que o meu trabalho permita que as pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de conhecer um pouco da filosofia possam saber que ela existe, e isso possa ajudá-los a pensar melhor e, com isso, a viver melhor.

REDE TODODIA E qual é a vida que vale a pena ser vivida, professor?

CLÓVIS DE BARROS FILHO A vida que vale a pena ser vivida é a própria, né? Eu digo isso porque muita gente faz força para viver a vida dos outros. Se preocupa com os outros e acaba se deixando influenciar demais pelo que o outro acha certo. Se nós assumíssemos a responsabilidade de definir a nossa própria vida, já daríamos um passo muito grande. E o segundo ponto é vivê-la onde ela está. Temos o hábito de pensar que a felicidade é para daqui a dez anos. E, na verdade, a felicidade é um atributo da vida onde ela está. Por exemplo, agora, dando essa entrevista.

REDE TODODIA O senhor defende uma ideia que nós temos uma missão aqui no mundo. César Cielo veio para nadar e Usain Bolt para correr e o senhor para ser um explicador. Nós precisamos buscar a nossa a qualquer preço, professor?

CLÓVIS DE BARROS FILHO Eu acho que ajuda, né? Porque quando a gente descobre qual é o nosso talento maior, a gente tem mais força para viver. É muito mais fácil viver naquilo que você tem facilidade de fazer do que fazer aquilo que é complicado. Imagina se eu tivesse que sustentar minha família jogando futebol. Ia ser uma miséria completa. Então, felizmente, eu descobri que explico. Se eu não explico fantasticamente, é melhor do que jogar bola. César Cielo é um fantástico nadador. E, felizmente, algumas pessoas apostam em si mesmas.

O diretor geral da FAM, Gustavo Azzolini, disse que a faculdade cumpriu, mais uma vez, o compromisso de levar um profissional de referência aos educadores.

“Foi uma manhã especial. Vimos pelo público que, a todo momento, enalteceu o palestrante com aplausos. Agradecemos a todos que estiveram conosco”, comemorou.

O evento que tinha sido marcado inicialmente para sábado, dia 30, aconteceu hoje, às 10h, na sede da Faculdade de Americana, contou com mais de 2 mil inscritos.

Veja um trechinho da entrevista que fizemos ao diretor da FAM, Gustavo Azzolini:

REDE TODODIA Gustavo, como é que é receber aqui na FAM uma das mentes mais brilhantes, um dos filósofos mais conceituados da atualidade?

GUSTAVO AZZOLINI Nós estamos na nossa 20ª edição do Encontro de Educadores aqui da FAM. Esse ano temos a honra de receber o professor Clóvis de Barros. Acredito eu que na atualidade seja uma das referências em questão de filosofia e pensamento de vida. Então, para nós é uma honra estarmos recebendo ele hoje, aqui no nosso Encontro de Educadores.

REDE TODODIA Vocês já trouxeram aqui vários outros pensadores. Isso faz parte de uma filosofia da FAM no sentido de levar o conhecimento também para a comunidade, ou seja, transcender os muros da universidade?

GUSTAVO AZZOLINI Sim, eu acho que isso é uma das missões da faculdade, né? Que nem você mesmo colocou, transcender ensino, educação, além dos muros da faculdade. Trouxemos, sim. Nós já trouxemos o professor Portela, Pondé, Marcelo Tas, o próprio Karnal. Então todo ano nós pensamos, Roberto Shinyashiki, todo ano nós pensamos trazer alguma referência em ensino para poder trazer a toda a comunidade. Hoje, por exemplo, estamos com público recorde, são mais de duas mil inscrições para o evento de hoje. Então isso para nós é muito gratificante.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também