Além do descanso e da alegria, o período de férias escolares traz consigo a necessidade de redobrar a atenção com as crianças, que durante esse período se encontram dentro de casa. É justamente dentro de casa que pequenos descuidos podem gerar acidentes domésticos, como no caso da intoxicação infantil.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) mostraram que acidentes domésticos mais registrados envolvem medicamentos, produtos de limpeza e alimentos. No ano passado, foram registradas, entre crianças de até 14 anos de idade, 538 internações hospitalares por remédios, 137 por produtos químicos e 32 por alimentos.
Até mesmo o uso excessivo de produtos de limpeza como água sanitária, pode causar a inalação do componente pela criança, levando ao fechamento das vias respiratórias e, consequentemente, à intoxicação pelo gás presente na fórmula.
Os principais sintomas sentidos pela criança que possa indicar uma possível intoxicação são; vômito, dificuldade para respirar, salivação excessiva, mudança na cor dos lábios, confusão mental, sensação de queimação em um dos órgãos e desmaios.
Para prevenir uma possível intoxicação e garantir a segurança das crianças. é importante seguir as seguintes instruções:
- Deixar produtos de limpeza e demais produtos tóxicos fora do alcance de crianças e, se possível, deixar em armários trancados.
- Não deixar medicamentos de fácil acesso.
- Tomar cuidado na hora de utilizar inseticidas e raticidas.
- Alertar as crianças a não tocarem ou colocarem produtos, plantas e alimentos desconhecidos na boca.
- Guardar alimentos separados dos produtos de limpeza e venenos.
- É importante ressaltar que, em crianças de até 4 anos de idade, os acidentes são mais frequentes devido ao sentimento de curiosidade e descoberta, muito comum nessa idade, e ao desenvolvimento motor ainda instável.