sexta-feira, 3 maio 2024
UNIDADE ASSISTENCIAL

Centro de Referência e Atendimento à Mulher é reinaugurado em Hortolândia

Evento contou com a presença da Ministra Aparecida Gonçalves, do Ministério das Mulheres
Por
João Victor Viana
Fotos: Miguel Silva / Rede TODODIA

Depois de passar por reformas de melhoria, o CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) de Hortolândia foi entregue a população novamente nesta sexta-feira (26). O equipamento assistencial é vinculado ao Departamento da Mulher, órgão da Secretaria Municipal de Governo.

A cerimônia contou com a presença de autoridades públicas, entre as principais o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, a Deputada Estadual Ana Perugini (PT), além de secretários e vereadores municipais.

“Aqui se tem uma rede de atendimento. Envolve a segurança pública, a saúde, todo o sistema de justiça. Isso garante um atendimento humanizado e integrado às mulheres vítimas de violência”, disse a ministra da mulher, Aparecida Gonçalves.

O CRAM de Hortolândia passa a ter agora um espaço mais amplo e confortável para atender mulheres vítimas de violência doméstica. O prédio público possui sala de estar e repouso para as mulheres atendidas. A reforma também melhora o acolhimento das crianças e adolescentes que acompanham as mães durante os atendimentos, com brinquedoteca, instalação de mesas, cadeiras, brinquedos e materiais didáticos pedagógicos.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as intervenções garantem maior segurança aos usuários da unidade. Equipes da Prefeitura fizeram reparos de pintura nas áreas interna e externa, além de concluir ações de hidráulica e elétrica, manutenção geral no acabamento e no estacionamento.

A Diretora do Departamento Municipal da Mulher, Josefa Teixeira, afirmou ser uma conquista a revitalização do espaço. “Aqui, vamos atender a mulher em situação de violência doméstica, mas é um espaço onde vai acolher todas porque muitas nem sabem que passam por situação de violência”, descreveu ela.

As mulheres atendidas chegam ao local de forma espontânea ou, na maioria das vezes, encaminhadas por unidades de saúde, segurança pública ou Assistência Social. A partir daí é feito todo o acompanhamento desde o registro de boletim de ocorrência até o livramento do ciclo de violência e o regresso ao lar.

O CRAM conta com uma equipe multidisciplinar formada pela diretora, assistentes sociais, psicóloga, advogadas, pedagoga, auxiliares administrativas, além de guardas municipais.

Inaugurado em 2017, o equipamento público era formado por apenas três salas, que comportavam outros três serviços da Prefeitura. Com o passar do tempo, a estrutura passou a não ser o suficiente para ofertar um atendimento humanizado. Por isso, esta já é a terceira reforma no local, e esta última com recursos do Governo Federal.

“O Brasil é o 5º no ranking de violência doméstica. Nós gostaríamos que não fosse inaugurado esse Centro de Referência, e que fosse inaugurado uma praça, um espaço para shows, mas, infelizmente, a nossa realidade requer este local”, declarou Josefa.

O CRAM leva o nome de “Débora Regina Leme dos Santos”, em homenagem a moradora da cidade vítima de feminicídio em 2012. A nova sede funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Alberto Gomes, 18, no Jd. das Paineiras. O telefone (19) 97171-5655 está disponível para atendimento 24h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também