Atual gestão conta com parceria da SABESP para realizar os trabalhos; moradores flagrados com sistema irregular de descarte têm até 30 dias para regularizar
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, ao todo foram seis ações em diferentes regiões da cidade. A limpeza dos bueiros foi intensificada na Taquara Branca, e a desobstrução foi concluída em sistemas do Jardim Amanda, Parque Gabriel e Jardim Santa Clara do Lago. Vistorias contra o descarte irregular de dejetos domésticos foram realizadas no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e no Parque Perón. Os moradores do Jardim Sumarezinho e do bairro Chácaras Reymar foram orientados a não cometerem o crime ambiental.
Uma nova etapa completa do serviço contra o descarte irregular do esgoto também aconteceu no Jardim Santa Amélia. A técnica utilizada foi a da fumaça, que consiste em injetar nas redes de esgoto uma fumaça não-tóxica, que dispersa no ar em segundos.
“Em caso de irregularidade, o morador é identificado e recebe uma notificação para regularizar a situação. As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a SABESP, continua a instalação de sistemas coletores em diferentes regiões da cidade. Vielas sanitárias também são implantadas. Hoje, em Hortolândia, 99 % do esgoto é coletado e tratado”, afirmou Marcos Panício, secretário adjunto de Serviços Urbanos.
A região próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé, Parque São Miguel, Parque Gabriel, área central e Jardim Amanda também tiveram ações contra o descarte intensificadas neste mês.
Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico têm até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser encontrado nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
O trabalho continua na região pelos próximos dias.