O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi vai promover ações relacionadas ao Novembro Roxo, movimento global que tem como objetivo sensibilizar a população sobre as causas e consequências da prematuridade. A campanha no HM inclui palestras, a partir de segunda-feira (6), além da entrega de lembranças às mães e decoração da UTI Neonatal.
Mundialmente, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia da Prematuridade. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), anualmente o Brasil registra o nascimento de 340 mil bebês prematuros, aqueles nascidos antes da 37ª semana de gestação. O País é o 10º no ranking mundial de nascimentos prematuros.
“Aqui no HM faremos ações educativas no âmbito da UTI Neonatal e da Maternidade, envolvendo as famílias, equipe e comunidade, para difundir e trabalhar o tema da prematuridade”, explica Ivone Maria da Rocha Meneguella, coordenadora da UTI Neonatal do hospital.
Duas palestras serão realizadas no espaço em frente ao Jardim Terapêutico, sempre às 10h. Na segunda-feira, a coordenadora da UTI Neonatal conduz a abertura da programação com o tema “Contato Precoce Pele a Pele”. No dia 17, a médica Natália Baldin Bastos ministra a palestra “Displasia Broncopulmonar”. Neste dia, após a palestra, será servido um café da manhã para as mães e participantes.
“Uma excelente oportunidade que o Hospital Municipal está oferecendo às futuras mamães, com orientações tão importantes no contexto da prematuridade, com informações e esclarecimentos sobre este tema”, considera o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“Ações de conscientização sobre a prematuridade são fundamentais para garantir a saúde dos bebês, o bem-estar das famílias e reduzir a pressão sobre a rede assistencial de saúde”, observa Luiz Augusto Bandeira, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes em Americana – a organização social administra o HM por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.