O Jardim Botânico, em Americana, deve reabrir a partir da semana que vem, segundo o prefeito Omar Najar (MDB) declarou nesta sexta-feira (21), durante entrevista à Rádio Azul. O local deve inicialmente ficar aberto apenas por seis horas diárias. De acordo com o prefeito, está sendo feita limpeza geral para a reabertura do espaço.
“Vamos abrir por um período de até seis horas, até começar a engrenar para voltar a funcionar normalmente. Muitas pessoas utilizam o Jardim Botânico para fazer caminhada. Com o tempo fechado temos que fazer uma limpeza geral lá antes, retirada de galhos. Semana que vem provavelmente abrimos o Botânico”, disse o prefeito.
A reabertura de parques e praças municipais está permitida desde 8 de agosto, quando a região avançou à fase amarela. Em Campinas, a Prefeitura reabriu com medidas de segurança os parques e bosques uma semana depois, no dia 15 de agosto. Na região, as prefeituras de Hortolândia e Santa Bárbara disseram que analisam a possibilidade.
No mesmo dia 15 de agosto, Omar, em outra entrevista à Rádio Azul, já havia relatado que o Comitê Municipal estava avaliando a reabertura do Jardim Botânico.
Questionado sobre a reabertura de espaços esportivos em Americana, Omar revelou que está descartada a reabertura do Zoológico, mas que o Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus estuda a reabertura do Botânico. “Estamos nos reunindo e avaliando com médicos. O Zoológico ainda não é possível, há riscos inclusive com os animais. Mas estamos estudando a abertura do Jardim Botânico, para o pessoal utilizar, fazer caminhada. Procuramos seguir as normas técnicas e orientações do governo estadual para não voltar à fase laranja”, afirmou.