segunda-feira, 5 maio 2025
IMBRÓGLIO

Licitação para novas unidades de saúde em Campinas é suspensa por tempo indeterminado

Prefeitura aponta necessidade de ajustes técnicos no projeto executivo das obras previstas para os bairros Boa Esperança e Village
Por
Guilherme Pierangeli
Suspensão ocorre por necessidade de ajustes técnicos – Foto: Arquivo/PMC

Prefeitura de Campinas suspendeu por prazo indeterminado a licitação para a construção de duas novas unidades de saúde nos bairros Boa Esperança e Village. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Município da última quarta-feira (30) e atende a um pedido da Secretaria de Infraestrutura, que identificou a necessidade de alterações no projeto executivo.

Problemas técnicos no projeto original
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, os recursos para as obras são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. No entanto, após a publicação do edital em 14 de abril, foram identificadas falhas técnicas no projeto, o que impossibilitou a continuidade do processo licitatório.

“Com a identificação dessas falhas, optamos por suspender a licitação para que as correções necessárias sejam realizadas. Após os ajustes, o processo será relançado”, afirmou Barreiro. Embora ainda não haja uma data definida para a reabertura, a expectativa da administração municipal é que uma nova versão do edital seja publicada em até 90 dias.

Investimento e impacto na população
As duas unidades integram o PAC Seleções e contam com orçamento total de R$ 11,8 milhões. O novo Centro de Saúde (CS) Boa Esperança será construído na Rua Presidente Bernardes, no Jardim das Paineiras, com capacidade para abrigar cinco equipes de saúde da família e cinco de saúde bucal, beneficiando cerca de 17,5 mil moradores.

Já o CS Village será instalado na Avenida Francisco Cândido Xavier, no bairro de mesmo nome, com estrutura para quatro equipes de cada modalidade e previsão de atendimento a aproximadamente 11,6 mil pessoas.

Atendimento provisório continua
Com a entrega das novas estruturas, o número de centros de saúde em Campinas passará de 68 para 69. Fechado desde 2021, o CS Boa Esperança será reativado em novo endereço. Enquanto isso, o CS Village segue funcionando provisoriamente em um imóvel alternativo localizado na mesma avenida onde será construída a nova unidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também