domingo, 22 dezembro 2024

Mobilização garante mais 50 leitos Covid para a RMC

Parlamento e Conselho da região vão encaminhar ao Estado as necessidades de cada município para a distribuição de leitos  

O governo do Estado vai liberar cerca de R$ 2 mil por leito para atender a demanda da região metropolitana (Foto: Secom/MT)

Em reunião realizada nesta segunda-feira (31) no gabinete da presidência da Câmara de Campinas, o presidente do Parlamento de RMC (Região Metropolitana de Campinas), vereador Zé Carlos (PSB); e o presidente do Conselho de Desenvolvimento da região, prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), receberam a informação do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, que a região receberá mais 50 leitos exclusivos para pacientes de covid.

“A união entre os Poderes Executivo e Legislativo dos municípios foi determinante para que a região ganhasse mais esse reforço no combate ao coronavírus. Sabemos que nossos hospitais estão chegando à capacidade máxima de atendimento, e esses leitos vão ajudar a amenizar essa grave crise de saúde”, disse Zé Carlos, lembrando que no ano passado, o Parlamento já havia conseguido mais de 90 leitos para a RMC, junto aos governos estadual e federal.

Durante o encontro, ficou acertado que o Parlamento, formado pelos presidentes de Câmara Municipais e o Conselho, composto pelos prefeitos, vão encaminhar ao Departamento Regional de Saúde VII, responsável por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito na região, as necessidades das cidades para a distribuição de leitos.

“Começamos fazer os contatos com os demais prefeitos do Conselho. Queremos enviar as informações o mais breve possível. É importante destacar que agimos de forma rápida. Há dez dias conversamos com o Parlamento sobre a urgência da necessidade de recursos para o combate à covid e já temos uma reposta positiva para a população”, apontou Gustavo Reis, propondo ainda uma campanha institucional para mostrar aos pais a importância da vacinação de crianças.

Já o deputado Carlos Sampaio, que foi o porta-voz do comunicado, disse que o governo do Estado vai liberar cerca de R$ 2 mil por leito para atender a demanda da região metropolitana. “Não poderíamos esperar mais. Durante o final de semana estive em contato direto com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Apresentamos o estado crítico que se encontra os hospitais da região. Felizmente fomos atendidos em nosso pleito”, comentou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também