sexta-feira, 17 maio 2024
PERDA DE BENS

Moradores de cinco bairros de Sumaré sofrem com as enchentes causadas pela chuva de domingo

Famílias dos bairros Jardim Picerno, São Domingos, Jardim Primavera, Vila Diva e Assentamento Três Pontes, foram as mais afetadas
Por
João Victor Viana
Foto: Reprodução

As fortes chuvas do último domingo (8) castigaram diversos bairros da cidade de Sumaré. O volume de água atingiu recorde histórico de 174 mm e as cheias dos ribeirões Quilombo e Jacuba fizeram com que diversas famílias ficassem desabrigadas e perdessem muito de seus bens.

Um dos bairros mais afetados foi o Jardim Picerno, onde a água passou de um metro de altura e alguns moradores precisaram evacuar suas residências. “Foi base de minutos que encheu a Rua Crenac, se tornou um mar só. Casa que eu nunca vi entrar água, entrou”, relatou o pastor e morador do bairro Ronaldo do Nascimento.

Além do Picerno, famílias dos bairros São Domingos, Jardim Primavera, Vila Diva e Assentamento Três Pontes, também foram afetadas.

Segundo o secretário municipal da Defesa Civil de Sumaré, Demétrio Moreira, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outras secretarias, como Social e Saúde, atuaram nas ocorrências, prestando o auxílio e averiguando cada situação.

“A prefeitura municipal de Sumaré, junto com as demais secretarias e a Defesa Civil, colocou em ação o plano de contingência e de emergência em operações de chuvas e alagamentos”, afirmou Demétrio.

O decreto de emergência permite que as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil entrem nas residências para prestarem socorro ou determinar a evacuação.

Nesta terça-feira (10), os níveis de água já abaixaram, e o que se vê são os moradores se desfazendo dos bens que perderam. “Essa lama é impregnante”, definiu Ronaldo, que já havia empilhado uma série de armários, colchões e outros objetos do outro lado da rua de sua casa. Quando perguntado se iria se desfazer dos móveis, ele respondeu “Infelizmente vou ter, não adianta”.

Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA

Pelo lado do órgão público, o trabalho agora é voltado para a limpeza e auxílio das famílias, que começaram a voltar aos lares na noite de ontem (9). “Agora, a parte é de resiliência, limpeza, organização. A equipe da Defesa Civil está reforçando os kits de higiene, e fazendo a classificação e qualificação das famílias atingidas”, explicou Demétrio.

A prefeitura está disponibilizando pontos estratégicos para abrigos para acolhimento das famílias atingidas, porém, muitos optaram por ficar em casas de amigos ou parentes. Além disso, há um ponto de apoio na região central para ofertar alimentação, água e atendimento médico.

Quem tiver interesse e disponibilidade, pode ajudar com doações de alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, móveis e utensílios domésticos. Os itens podem ser entregues no Fundo Social de Solidariedade, na rua Dom Barreto, 1.377, centro, ou, pode entrar em contato pelo telefone 3883-5282.

Segunda a prefeitura, todas as famílias atingidas pelas fortes chuvas receberão isenção de IPTU, kits de limpeza, higiene pessoal e cestas básicas.

Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também