quarta-feira, 22 janeiro 2025
DENÚNCIAS DA POPULAÇÃO

Moradores do Jardim Terramérica II reclamam sobre pontos de água parada no “Piscinão”

Os pontos podem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Até esta terça-feira (21), Americana já registra 12 casos prováveis de dengue em 2025.
Por
Felipe Gomes
Foto: Alessandro Araujo/ TV TODODIA

A equipe da TV TODODIA tem recebido reclamações de moradores do Jardim Terramérica II, em Americana, sobre a Represa de Retenção, popularmente conhecida como Piscinão. As denúncias têm sido principalmente relacionadas a pontos de água parada decorrentes das chuvas, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até a tarde desta quarta-feira (22), Americana já registrou 59 casos prováveis de dengue. Em 2024, o município registrou um aumento significativo no número de casos, com 4.870 confirmados e o maior número de óbitos da história, com 17 mortes.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Americana informou que a coordenação da Vigilância Ambiental já havia enviado a equipe do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) ao local em visitas anteriores, onde foram coletadas larvas. No entanto, foi constatado que se tratava do mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo comum.

O setor informou ainda que, após as denúncias, será realizada uma nova visita e, se houver condições de acesso, a equipe fará a aplicação de larvicida em áreas alagadiças e tomará as demais providências necessárias.

A represa de retenção de água do Jardim Terramérica foi construída pela administração pública do município com o objetivo de controlar o escoamento das águas das chuvas da região até o Córrego do Parque, que não comportaria receber a água diretamente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também