quinta-feira, 25 abril 2024

Morte em S.Bárbara levanta suspeita de febre maculosa

Um homem de 36 anos morreu na manhã da última segunda-feira, em Santa Bárbara d’Oeste, com suspeita de febre maculosa (doença transmitida pela picada do carrapato estrela). A vítima estava internada no Hospital Santa Bárbara. Amostras de sangue foram enviadas para análise, que vai confirmar ou não a suspeita, mas ainda não há resultado.

 

José Renato Alves morava no Parque Rochele II e estava internado no Hospital Santa Bárbara, mas a Secretaria de Saúde não informou quando ele deu entrada na unidade e nem quais complicações levaram à morte por se tratar de informações sigilosas.

 

No entanto, a Saúde admite que investiga hipóteses diagnósticas para febre maculosa, dengue e chikungunya. “As amostras para exame foram encaminhadas para o laboratório de referência, entretanto ainda não há previsão para emissão dos resultados”, informou a Secretaria de Saúde.

 

Mais conhecido como Zelão, José Renato Alves era casado e deixa três filhos. O corpo dele foi enterrado ontem à tarde, no Cemitério da Paz.

 

Nas redes sociais, a mulher dele lamentou a morte. “Vou te amar eternamente meu marido, meu grande amigo, meu amor. Descanse em paz vida, vou sentir saudades”, escreveu Mayara Cardoso Alves.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2018, foram registrados três casos positivos de febre maculosa em Santa Bárbara, com um óbito confirmado. Foram registradas 77 notificações suspeitas, das quais 66 apresentaram resultado negativo para a doença e outras oito notificações ainda aguardam resultado.

 

MORTE
No começo de julho, a Secretaria de Saúde confirmou a primeira morte pela doença na cidade. A vítima foi um homem de 38 anos, que morava no Parque do Lago e morreu no dia 7 de junho, no Pronto-Socorro Edson Mano.

 

NÚMEROS NA REGIÃO
Em Americana, neste ano, já são 75 casos suspeitos notificados. A cidade registra 11 casos positivos, com nove mortes, além de 56 casos descartados e oito aguardando resultado de exames.

 

Sumaré tem um óbito confirmado em decorrência de febre maculosa A vítima visitou pesqueiros da cidade de Americana, não havendo relato de passagem por áreas de risco de Sumaré. Trata-se, portanto, de um caso importado. O óbito ocorreu no dia 14 de maio.

 

A cidade registrou 31 casos suspeitos desde o início do ano. Desses, 25 foram descartados e 5 aguardam resultado laboratorial para encerramento do caso.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também