O promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, do MP (Ministério Público) de Americana, quer que a prefeitura assine um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para emissão de um laudo sobre o peso máximo suportado pelo palco do Teatro Municipal Lulu Benencase, e que haja um prazo para realização de obras eventualmente necessárias para reforçar a estrutura.
Um inquérito civil público, instaurado pelo MP, apura as causas do desabamento de parte do palco do teatro, no dia 9 de novembro, durante apresentação de da Academia Sandra Godoy. Cinco pessoas sofreram ferimentos leves.
Uma reunião sobre o caso foi marcada para esta sexta-feira (6), às 16h, na sede do MP. Engenheiros, secretários municipais e representantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão sendo convidados.
A Prefeitura de Americana informou que, até ontem, nenhuma das secretarias envolvidas no assunto recebeu notificação do MP para essa finalidade.
Após o acidente, que causou a interdição do teatro por alguns dias, a prefeitura realizou obras e serviços para reparo no palco, com reforço da a infraestrutura abaixo do local que cedeu, segundo relatório técnico assinado por Vinícius Herreira, da empresa “Construtora JV”, e o Laudo de Avaliação de Sinistro, assinado pelo engenheiro civil Davi Evangelista.
O engenheiro explica que o reforço feito suporta quatro vezes mais o peso no reforço anterior, no ponto que cedeu, na frente do palco. Além disso, a prefeitura providencia a abertura de licitação para contratação de empresa para a revisão geral de toda a estrutura.
LAUDO
No Laudo do Sinistro, o Evangelista explicou que a concentração de 20 pessoas pulando sobre o palco no momento do acidente provocou o rompimento de um pedaço do concreto porque a ancoragem (conjunto de parafusos) era muito pequena.
BURACO | O vão aberto pelo rompimento das placas no palco, onde grupo caiu 2,30m
“A parte do concreto cedeu e o parafuso saiu da peça de concreto porque era muito curto”, explicou Evangelista. Uma nova ancoragem metálica foi feita e fixados parafusos bem maiores que passam por cima da malha de aço que tem dentro desta laje de concreto.