O Viaduto Ministro Ralph Biasi, conhecido como “Centenário”, vai ganhar uma terceira faixa a partir de hoje, feriado de Finados. Conforme antecipou o TODODIA na última terça-feira, a Prefeitura de Americana vai implantar duas faixas de rolagem no sentido bairro-centro e uma terceira no sentido Avenida da Saudade.
As mudanças fazem parte de um estudo da empresa Tranzum – contratada pela prefeitura, para melhorar a fluidez do trânsito no Centro de Americana – e deve desafogar o fluxo nas imediações e na Avenida da Saudade.
Para isso, a Prefeitura também vai proibir o trânsito de caminhões acima de dois eixos sobre o viaduto. A medida é necessária, segundo a Administração, para garantir mais agilidade para os motoristas de veículos leves.
Com a mudança, os caminhões acima de dois eixos que entram em Americana serão obrigados a seguir o trajeto pela Avenida da Saudade até a Avenida Bandeirantes, por baixo do Viaduto Centenário, margeando o Ribeirão Quilombo, retornar pela ponte no final da Rua Torres Homem, para então acessar novamente a alça para o final do Viaduto Centenário, já nas imediações do centro comercial Welcome Center.
FLUXO E QUEIXAS
O Viaduto Centenário recebe um fluxo de 2 mil veículos por sentido em horários de pico e foi projetado com 9,5 metros de largura, o que permitiria abrigar três pistas, sendo duas com 3 metros de cada, com sentido bairro-centro, e uma com 3,5 metros em direção à Saudade.
As alterações de trânsito que vêm sendo adotadas pela Administração Municipal – como a implantação de sentido único de direção sobre o Viaduto Amadeu Elias e as alterações de fluxo pela Rua Dom Pedro II e nas imediações – têm o objetivo de desafogar as vias da região central da cidade.
Segundo a Prefeitura, apesar de as mudanças terem gerado muitas reclamações de motoristas, principalmente nas redes sociais, “todo o sistema está sendo analisado e poderá sofrer pequenas alterações”.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Uma audiência pública para debater as mudanças no trânsito de Americana foi marcada para a próxima terça-feira, dia 5, na Câmara Municipal. Ontem, o vereador Thiago Martins, que pediu a audiência, reclamou ao saber que mudança no viaduto será feita antes da reunião na Câmara.
“Eu vejo uma falta de respeito do secretário municipal Eraldo Camargo (sub-secretário) não só com o vereador Thiago Martins, uma falta de respeito com a Câmara Municipal de Americana, porque ele foi convocado para uma audiência pública no próximo dia 5 e ele diz agora sobre mudanças. Marcamos uma audiência para ouvir a população, para falar sobre as mudanças, e ele nem respeita este período?”, lamentou.