A expectativa é que a edição deste ano aconteça com novas modalidades, e as disputas finais contemplem os principais ginásios do município
POR REDAÇÃO
As secretarias municipais de Esportes e de Educação, realizam na manhã de segunda-feira (22/05) a abertura dos Jogos Escolares 2023, no CMEI Maria José Flauzino (antiga creche “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge. Neste ano, a atividade será dividida em duas partes: em maio, junto à Semana Municipal do Brincar, ocorrerão os “circuitos motores” dentro de cada unidade de CMEI (creche) ou EMEFEI (Pré-Escola e Ensino Fundamental 1). Já a fase de competição, com várias modalidades coletivas e individuais, está prevista para setembro.
“Optamos por realizar os circuitos motores nos CMEIs ou EMEFEIs aproveitando a Semana do Brincar, porque nossa intenção é incentivar a prática pela atividade física e despertar o gostinho da criança pelo esporte. Nesta primeira etapa, não teremos competição, apenas diversão, e toda criança vai ganhar medalha de participação”, disse secretário municipal de Esportes, Renan Reis.
Já a segunda fase, em setembro, vai contemplar os alunos dos 5ºs anos das EMEFs. “Os Jogos Escolares das EMEFs, que ano passado foram em outubro, neste ano faremos no mês de setembro, tanto nas modalidades coletivas quanto individuais. Este evento esportivo estudantil é voltado aos alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental e contará com a participação de todas as escolas municipais”, comentou o professor da modalidade de handebol, Roger Prado.
A expectativa é que a edição deste ano aconteça com novas modalidades, e as disputas finais contemplem os principais ginásios do município.
Para o prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho), os Jogos Escolares “vão além da competição esportiva, pois possibilitam a integração entre os alunos”. “Os Escolares são muito importantes, porque além da prática esportiva, também propiciam a integração entre as escolas. A competição saudável é legal, mas o importante foi a participação dos estudantes, que puderam se divertir e fazer novas amizades”, disse o prefeito novaodessense.
Os Jogos Escolares de 2022, os primeiros na “retomada” desta tradição pela atual gestão municipal, foram considerados muito positivos, com a integração dos alunos de 12 unidades escolares de Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal da Prefeitura. A atividade contou com a participação de cerca de 900 alunos, que disputaram a competição nas modalidades de futsal (masculino/feminino), handebol (masculino/feminino), queimada (mista) e voleibol gigante (misto).