terça-feira, 22 outubro 2024
CUIDADOS

Bem-Estar Animal avalia saúde de cãozinho abandonado na chuva no último sábado

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que duas pessoas em um veículo de passeio abandonam o pet na rua, ainda acorrentado
Por
Redação
Foto: Divulgação

A equipe do novo DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa realizou na segunda-feira uma avaliação completa no cão abandonado sob a chuva do último sábado (19), em uma rua do Jardim Santa Rosa. O caso gerou comoção na região. Uma câmera de segurança flagrou o momento em que duas pessoas em um veículo de passeio abandonam o pet na rua, ainda acorrentado.

Um morador das proximidades resgatou o animal e acionou a ONG Cadeia Para Maus Tratos. O cachorro foi resgatado por voluntários da ONG e está abrigado temporariamente e deve ser disponibilizado para adoção. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99247-4077.

Na clínica municipal, o cão foi avaliado, passou por exames, foi vermifugado, castrado e microchipado, e está em ótimas condições de saúde, sendo liberado pelos veterinários do Bem-Estar Animal novaodessense.

Um boletim de ocorrência de maus tratos foi registrado junto à Polícia Civil, que investiga o caso. A AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) também acompanha o caso.

Paralelamente, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho, que é médico veterinário e defensor da causa animal), que também acompanha o caso, determinou uma apuração sobre o caso, na tentativa de chegar aos autores do abandono. “A gente ficou muito triste com tudo isso, esse animal tinha um lar. A gente prestou todos os cuidados, e estamos investigando quem abandonou esse animal tão indefeso”, lamentou Leitinho.

O BEM-ESTAR ANIMAL

No Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura são atendidos gratuitamente cães e gatos de famílias de baixa renda de Nova Odessa, inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários (“de rua”), animais abrigados pela AAANO e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.

Também são atendidos, de forma emergencial, animais comunitários acidentados em vias públicas. O atendimento acontece nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não há “internação”, ou seja, os animais não poderão permanecer no local de um dia para o outro.

Os interessados devem apresentar documentos pessoais com foto (CPF e RG ou CNH), comprovante de residência em Nova Odessa recente e no próprio nome, Cartão +Saúde de Nova Odessa e a “Folha Resumo” da família com as informações do CadÚnido, que pode ser obtida na Diretoria de Gestão Social do Município, no Jardim São Jorge.

Os serviços prestados, que começaram em 29 de julho, totalizam 1.934 procedimentos desde a abertura do serviço ao público, e incluem consultas, exames laboratoriais, administração de medicamentos e outros atendimentos. O Bem-Estar Animal está localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício.

RELEMBRE O CASO

Um caso de abandono animal chocou os moradores de Nova Odessa no último sábado (19). Câmeras de segurança flagraram um casal abandonando um cachorro próximo ao Supermercado Pague Menos, durante uma forte chuva.

O animal, um jovem cão com cerca de um ano, foi resgatado por um morador que passava pelo local. Apesar do susto e da situação de abandono, o cachorro encontra-se saudável e dócil, sem apresentar sinais de ferimentos ou doenças.

O resgatador, Danilo Salvador, contou não poder ficar com o animal devido à recente adoção de dois gatos. Entretanto, ele está comprometido em encontrar um novo lar para o cão e pede a colaboração da comunidade.

O caso está sendo investigado pela polícia e a esperança é que o casal responsável pelo abandono seja identificado e responsabilizado. O abandono de animais é crime e pode gerar punições que variam de multa a prisão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também