quarta-feira, 24 julho 2024

Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente de Nova Odessa acontece nesta 4ª-feira

O evento em parceria com a Prefeitura acontece no anfiteatro das Faculdades Network 

Foto: Divulgação

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Nova Odessa promove nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento em parceria com a Prefeitura acontece no anfiteatro das Faculdades Network, das 8h às 12h30, e é aberto a profissionais do Poder Público e da sociedade civil em geral. Para participar, é necessário se inscrever no link https://forms.gle/PLNgzAQf4T59n3mw8.

A Conferência conta ainda com o apoio do Espaço Cultural Laryssa Camargo. “Todos serão muito bem-vindos para pensarmos em ações que garantam os Direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse a presidente do CMDCA, Sandra De Nadai.

A programação contará com coffee break, seguido da abertura oficial, que será feita por uma aluna do Colégio Biocêntrico. O secretário do CMDCA, Roger Prado, fará a leitura do Regimento Interno para aprovação. Os participantes assistirão na sequência à palestra da assistente social Alcimara Silva Batalhão, bacharel em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais.

O público presente será dividido então em 5 grupos (eixos temáticos de discussão), com base nas orientações do Conanda, que são: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Dando continuidade, às 11h, a Plenária fará a apresentação e votação das propostas. A Conferência Municipal do dia 30 é aberta, direcionada ao público adulto formado por profissionais do Poder Público e da sociedade civil, além dos ‘delegados’ escolhidos pelos alunos.

PRÉVIA

Nesta terça-feira, dia 29, das 13h às 17h, acontece a Conferência Lúdica, voltada exclusivamente a crianças e adolescentes município. A atividade abordará o documento do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que traz como tema central a “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias Para a Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, Com Respeito à Diversidade”.

“No dia 29, faremos a recepção e acolhimento das crianças e adolescentes, ou seja, dos alunos eleitos durante a Etapa Livre – primeiro movimento realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares, entidades, e serviços como CREAS e CRAS – e que serviu para discussão dos eixos temáticos propostos pelo CONANDA. Neste dia teremos apresentações de dança pelos próprios adolescentes, seguidas da reflexão e discussão para levantamento de propostas de cada eixo. Ainda neste dia serão eleitos 2 a 3 adolescentes que participarão da Conferência Municipal do dia 30”, comenta Sandra De Nadai. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também