A iniciativa mobilizou 120 alunos das duas unidades da Rede Municipal de Educação
A iniciativa mobilizou 120 alunos das duas unidades da Rede Municipal de Educação e contou com a plantação de sementes de brócolis do tipo “brócolis de cabeça” – o mesmo alimento trabalhado pelos estagiários nas “oficinas culinárias”, nas quais foram servidas omeletes de brócolis para os 3º anos da EMEFEI e um purê de brócolis para as turmas do Berçário e Maternal do CMEI. Os estagiários que realizaram a atividade foram João Vitor Teixeira Santana, Mariane Oliveira Valim e Yonara Navarro Rodrigues Theodoro da Silva.
Os estagiários atuaram, como sempre, sob a supervisão da docente Joseane Almeida dos Santos Nobre e das nutricionistas Reginalda Ferraz e Juliana Pissaia Savitsky – esta última, responsável pelo Setor de Merenda Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa, referência regional na área.
“Desta forma, o estágio de Nutrição na Merenda Escolar de Nova Odessa, com atividades lúdicas, possibilitou ampliar o conhecimento dos alunos além da sala de aula, pois as tarefas em que a criança é livre para interagir, trazem resultados maiores que apenas o entretenimento, pois podem auxiliar no domínio de conteúdos e estimular várias áreas no desenvolvimento da criança, além de manter maior interesse e curiosidade”, explicou Juliana.
OUTRAS ATIVIDADES
Nas mesmas escolas, foi realizada também, no início do ano, uma orientação sobre a Pirâmide Alimentar Brasileira, sua importância e características de cada grupo alimentar, com foco ao grupo das hortaliças (onde podemos encontrar o brócolis). Os alunos puderam aprender as diferentes texturas e formas de preparo desse alimento. E também foi feita a avaliação antropométrica das crianças, que tiveram seu peso, altura e circunferência da cintura aferidos.
A MERENDA
A Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa atende diariamente a quase 6 mil estudantes da cidade, incluindo as 26 unidades da Rede Municipal de Ensino, desde os CMEIs (as “creches” municipais) até as EMEFs e EMEFEIs (as unidades que atendem a crianças de 6 a 11 anos). O Município atende ainda, com merenda escolar, as ONGs Apae, Casa Abrigo Casulo e SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade, a “guardinha” da cidade).
A equipe é composta por cerca de 190 profissionais, incluindo os 14 colaboradores municipais que atuam na central, localizada na Avenida Dr Eddy de Freitas Crissiúma, no antigo CTPV. Diariamente, são servidas cerca de 13.600 refeições, incluindo 3.800 desjejuns, 3.800 almoços, 3.800 jantares e 2.200 lanches para os alunos de período integral.